O Espaço Empresa de Vizela foi inaugurado na passada sexta-feira, 14 de Maio, uma iniciativa liderada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação que em Portugal. Trata-se de um serviço destinado a apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre o Estado e as empresas.
A inauguração aconteceu durante uma deslocação do secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, ao município de Vizela, que contemplou também visitas a duas empresas locais: a Confecções Calvi e a FEMA — Transportes Express & Logistics.
28 concelhos com Espaço Empresa
Com esta inauguração já são 28 os municípios que dispõem deste serviço do IAPMEI, 10 no Norte, 9 no Centro e 9 no Sul, estando prevista para 2021 a inauguração de mais 4 “Espaços Empresa” em Águeda, Anadia, Odivelas e Lisboa, avança a Agência. Em termos municipais, as lojas “Espaço Empresa” contam já com 91 mediadores especializados.
Segundo a autarquia de Vizela, considerando toda a estratégia que o município implementou na criação de programas e medidas de apoio ao investidor, “a criação do Espaço Empresa vem criar uma ligação mais célere às entidades públicas às quais os empresários necessitam de recorrer”.
Neste Espaço Empresa será criado um espaço de atendimento único às empresas onde confluíram os diferentes serviços municipais aumentando desta forma a eficiência e a qualidade dos mesmos. Pretende-se ainda que o espaço empresa seja a porta de entrada para as empresas e um espaço facilitador no acesso aos diferentes serviços da câmara, como os serviços urbanísticos e de ordenamento e gestão do território.
O Espaço Empresa de Vizela resulta de um protocolo entre a autarquia, o IAPMEI, a AMA — Agência para a Modernização Administrativa e a Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e é uma das principais linhas da estratégia do Executivo camarário para o desenvolvimento económico e empresarial do concelho, ao qual se juntam o Conselho Económico e Social, o Investe Vizela, o Regulamento Via Verde Municipal, as Lojas com História e o Vizela Reabilita.
Agricultura e Mar Actual