Início / Agricultura / Viticóloga do Dão distinguida nos prémios Grandes Escolhas

Viticóloga do Dão distinguida nos prémios Grandes Escolhas

Mais uma vez a região do Dão esteve em destaque na gala dos Prémios Grandes Escolhas, que se realizou na passada sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, no Velódromo de Sangalhos. Como é habitual foram entregues os galardões Os Melhores do Ano e na categoria de Viticultura a distinção foi entregue a Vanda Pedroso, viticóloga-investigadora do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão. Há vários anos que Vanda Pedroso desenvolve o seu trabalho de investigação na região e vinhas do Dão.

Além deste prémio, os vinhos da região também estiveram em destaque e três deles figuram no TOP 30 dos melhores de 2019: Grande Druída Homenagem João Corrêa Encruzado branco 2017, Carlos Lucas & Carlos Rodrigues tinto 2015, Quinta da Pellada “Mata” e “casa” tinto 2015.

Na gala anual “Grandes Escolhas”, organizada pela revista Vinho Grandes Escolhas, o Dão voltou a estar em destaque. Vanda Pedroso, viticóloga do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, foi distinguida com o prémio “Os Melhores do Ano” na categoria de Viticultura. Além disso três vinhos da região ficam no Top 30

Qualidade dos vinhos do Dão

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão), Arlindo Cunha, refere estar orgulhoso dos resultados alcançados pela região: “Estas distinções provam não só a qualidade dos vinhos do Dão, mas também de todos aqueles que se dedicam à região. Com três vinhos distinguidos entre os melhores de Portugal, e a distinção de Vanda Pedroso, não podemos deixar de estar orgulhoso e motivados para continuar o trabalho na afirmação do Dão”.

De salientar, que na semana passada o Dão também já tinha sido distinguidos na gala “Os Melhores do Ano 2019”, da Revista de Vinhos.

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão.

Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas actividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.

Simultaneamente, a CVR do Dão apresenta funções de certificação e autenticação dos vinhos, através da atribuição de Selos de Garantia, sendo responsável pela sua promoção.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.