O Projecto MEDCLIV, liderado em Portugal pela FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, promove abordagens participativas para estratégias e soluções de adaptação da vinha e do vinho às alterações climáticas. A apresentação do projecto realiza-se no dia 9 de Outubro, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.
A realização do evento tem o apoio da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, no lançamento que decorre na região Centro do País. O projecto terá ainda outros momentos participativos, nas regiões Norte e Alentejo.
No âmbito do actual contexto os lugares são limitados e Os interessados podem acompanhar o evento via plataforma Zoom (aqui).
O projecto, co-financiado pelo EIT Climate-KIC, tem como principal objectivo promover abordagens participativas entre os vários agentes da cadeia de valor da vinha e do vinho para o desenho e desenvolvimento de estratégias e soluções de adaptação às alterações climáticas no sector.
Numa altura em que as questões com a sustentabilidade na fileira da vinha e do vinho são cada vez mais prementes, o MEDCLIV pretende dinamizar o ecossistema nacional, tendo como principais resultados a caracterização do sector nas suas preocupações climáticas, o desenvolvimento de eventos participativos e de co-criação, bem como de uma plataforma digital de apoio à disseminação do conhecimento e experiência existentes.
Região Mediterrânica
Este projecto desenrola-se em cinco países da região Mediterrânica, uma das mais afectadas pelas alterações climáticas. A nível nacional é liderado pela FCT NOVA, conta com a parceria da Fundação Edmund Mach e do Instituto de Bio Economia (Itália), e ainda do Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente e do Centro de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento (França), Universidade Politécnica de Valência (Espanha), Instituto Nacional de Química (Eslovénia) e Universidade de Tecnologia do Chipre.
Agricultura e Mar Actual