Os vinhos da Sogevinus somaram 113 medalhas nos principais concursos a nível internacional, das quais 51 medalhas Grande Ouro e Ouro e seis troféus. O International Wine Challenge – IWC – foi o mais recente concurso internacional de prestígio a distinguir os vinhos da Sogevinus com três troféus, dez medalhas de ouro, oito de prata e duas de bronze.
No IWC distinguiu ainda o enólogo Carlos Alves da Sogevinus ao nomeá-lo para Enólogo do Ano, na categoria de vinhos fortificados. Carlos Alves é o enólogo responsável da Sogevinus para os vinhos do Porto.
Carlos Alves é o único português nomeado nas cinco categorias de enologia. O vencedor será anunciado em Julho, numa cerimónia em Londres na qual a Sogevinus também compete na categoria Melhor Fortificado do concurso com o Kopke Colheita 1941.
Igualmente no International Wine & Spirits Competition – IWSC – os vinhos da Sogevinus foram reconhecidos pela sua qualidade com três medalhas Grande Ouro, cinco de Ouro, três Grande Prata, cinco de prata e dois de bronze.
Grande Ouro no Vinho do Porto
No Concurso Mundial de Bruxelas a Sogevinus evidenciou-se como a única empresa a receber medalhas Grande Ouro na categoria Vinhos do Porto. No total os vinhos da Sogevinus conquistarem 12 medalhas na edição 2016 do Concurso Mundial de Bruxelas: sete medalhas Grande Ouro, quatro medalhas de Ouro e uma medalha de Prata.
No concurso Decanter World Wine Awards a Sogevinus também se destacou ao ganhar oito medalhas de Ouro.
Outros concursos distinguiram os vinhos da Sogevinus nomeadamente Berliner Wein Trophy, Concurso Vinhos de Portugal, TexSom International Wine Awards e Sommelier Wine Awards.
Tânia Branco Oliveira, da Sogevinus, destaca que “cada uma destas distinções é um reconhecimento da qualidade dos vinhos da Sogevinus e a pontuação uníssona e transversal aos vários concursos posiciona os vinhos do grupo num patamar de excelência a nível internacional”.
A Sogevinus produz e comercializa de Vinhos do Porto e Vinhos DOC Douro. As principais marcas de Vinho do Porto que comercializa são Kopke, Burmester, Cálem, Barros, Velhotes e as principais marcas de DOC Douro a Kopke, Casa Burmester, Burmester, Curva, Barros e Tavedo.
Em 2015, a empresa produziu 8,25 milhões de garrafas: 1,2 milhões de garrafas/ano de vinhos DOC Douro e 7,05 Milhões de garrafas/ano de Vinhos do Porto. Fechou o ano de 2015 com uma facturação de 40 milhões de euros, representando as exportações 60%, o mercado nacional 34% e o turismo 6%.
Agricultura e Mar Actual