A Garrafeira Nacional – Loja da Conceição, sábado, dia 30 de Setembro, entre as 16 e as 19 horas, volta a abrir portas ao Encontro de Produtores, evento que reúne produtores nacionais com origem na Região Vitivinícola do Alentejo: Tiago Cabaço Wines, Susana Esteban, Altas Quintas e Lima Mayer.
Os encontros realizam-se no último sábado de cada mês e proporcionam uma oportunidade para os wine enthusiasts conhecerem os projectos e degustarem, de forma gratuita, vinhos especialmente seleccionados, enquanto interagem com os produtores e enólogos responsáveis pela criação.
A Tiago Cabaço Wines, com origens em Estremoz, no coração do Alentejo vinhateiro, aprendeu desde cedo a trabalhar no campo e com os mais velhos os segredos das vinhas. O seu projecto apresenta uma gama de vinhos sedutores e sérios, modernos no estilo e na forma, mas profundamente alentejanos no carácter.
Uma das enólogas em Portugal que mais prémios conquistou, Susana Esteban, também marca presença com as suas criações que permanecem na memória e as suas parcerias que revelam o que de bom se faz no mundo dos vinhos portugueses. Inicia o seu percurso em 1999 e em 2011 estabelece o seu projecto no Alentejo, quando adquire as primeiras parcelas de vinha. Em 2012 recebe o prestigiado título de “Enólogo do Ano”, pela Revista
de Vinhos.
Já o projecto Altas Quintas nasce da vontade de produzir no Alentejo vinhos com características diferentes para apreciadores exigentes. A diferença dos seus vinhos começa na localização das vinhas, plantadas num planalto a 600 metros de altitude, em pleno Alentejo. Aliado ao terroir está, também, a característica mais forte deste projecto: a obsessão pela diferença, sempre a instigar para obter o máximo de qualidade na matéria-prima que produz estes vinhos alentejanos.
Por sua vez, os vinhos Lima Mayer são produzidos na Quinta de São Sebastião, em Monforte, que integrava uma das mais tradicionais e prestigiosas casas agrícolas do Alto Alentejo, pertencendo ao Marquês da Praia e Monforte. A propriedade, caracterizada por solos com afloramentos graníticos e pelo montado de Azinho e Sobro, é limitada por duas ribeiras que conferem uma beleza extraordinária às paisagens. Os 20 hectares de vinha elegem uma selecção das melhores castas ibéricas e francesas, como a Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Syrah, Alicante Bouschet e a Aragonês. Apostam na qualidade em detrimento da quantidade, fazendo vinhos com um carácter clássico e muito equilibrados.
Fundada em 1927, a Garrafeira Nacional tem sido distinguida com diversos galardões, sendo uma das maiores referências no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas, a nível nacional e internacional.
Agricultura e Mar