A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participam no Conselho Informal de Ministros das Pescas da União Europeia (UE), nos próximos dias 17 e 18 de Julho, no Palácio de Congressos Mar de Vigo. em Espanha.
Esta reunião informal, que terá como tema “Investimentos para a sustentabilidade do sector das pescas: rumo à descarbonização”, visa analisar novas alternativas económicas e tecnológicas que respondam ao desafio da descarbonização progressiva do sector das pescas da UE, informa uma nota de agenda do Ministério da Agricultura.
Nesta ocasião, será também discutida a necessidade de se promoverem investimentos ao nível da sustentabilidade, inovação e digitalização na frota pesqueira da EU.
Sustentabilidade ambiental
Segundo a Presidência espanhola da União Europeia, “o objectivo é que a frota e a aquicultura europeias possam gradualmente adaptar-se à sustentabilidade ambiental de forma a cumprir um dos desafios do Pacto Verde Europeu: deixar de produzir emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 2050 sem causar danos económicos graves e compatibilizá-lo com sua lucratividade socioeconómica”.
O encontro de Vigo servirá para os ministros europeus das Pescas definirem as suas posições e argumentos que permitirão à frota e à aquicultura conhecer os principais eixos em que se deve assentar a sua adaptação à redução de emissões. Vão analisar os elementos disponíveis hoje e aqueles que o desenvolvimento tecnológico e a inovação procuram, especialmente nas fontes de energia renováveis e na construção de embarcações energeticamente mais eficientes.
Agricultura e Mar