O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, sublinhou hoje, 3 de Maio, haver um “grande caminho a fazer” com a Região Autónoma da Madeira em matéria de “aprofundamento” de colaborações em áreas como a ciência e a tecnologia. “Acho que têm de ser dados grandes passos. Temos todas as condições para fazer isso, com o excelente exemplo do TerInov [Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira] e do parque empresarial da Madeira”, disse o governante.
Artur Lima defendeu ainda a implementação de “canais de exportação directos para a Madeira”, em áreas como a carne ou o leite dos Açores, sustentando que, no campo da tecnologia, deve haver um aprofundamento das relações entre as academias e os parques empresariais.
Artur Lima falava após ter acompanhado a visita do secretário Regional da Economia, Mar e Pescas do Governo da Madeira, Rui Barreto, ao TerInov, refere uma nota d imprensa do Executivo açoriano.
Açores e Madeira, frisa o governante, têm de dar seguimento aos compromissos firmados na cimeira conjunta de 2022 e manter-se unidos “com força” em todas as “vias de colaboração que se possam estabelecer” de afirmação dos arquipélagos a nível da Macaronésia, da Europa, e inclusive dos próprios Estados Unidos da América.
Agricultura e Mar