O novo Director-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Carlos Ventura Soares, tomou posse hoje, 29 de Dezembro, rendendo no cargo o Vice-almirante João Dores Aresta.
A cerimónia decorreu na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa, e foi presidida pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, tendo contado com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, avança uma nota de imprensa da Autoridade Marítima.
No discurso de tomada de posse, o Vice-almirante Carlos Ventura Soares garantiu que da sua parte se pode esperar “lealdade, dedicação, atenção e empenho na execução das orientações estratégicas que forem estabelecidas, sempre numa perspectiva de legalidade, eficiência e de prossecução do interesse público, procurando, assim, bem servir o país e os portugueses”.
O novo Director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima deixou também uma palavra aos elementos da Autoridade Marítima Nacional. “Nestes meus cargos ir-me-ei apoiar em todos vós, sejam militares, militarizados, graduados e agentes da polícia marítima ou civis. Conto, pois, com todos, repito com todos, pois este é um trabalho de equipa”.
Terminou afirmando que seguirá a visão do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, “uma Autoridade Marítima Nacional pronta, útil, moderna e próxima, ao serviço dos portugueses e de Portugal”.
Durante o evento, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, procedeu à condecoração do Vice-almirante João Dores Aresta com a Medalha de Mérito “Serviços Distintos Ouro”, atribuída pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, pelo trabalho desenvolvido ao longo de dois anos enquanto Director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima.
Marcaram ainda presença nesta cerimónia o Director Nacional da Polícia Judiciária, o Director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), a Directora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, o Inspector-geral da ASAE, o Director-geral de Recursos da Defesa Nacional, o Director-geral da Polícia Judiciária Militar, o Director Nacional da PSP, o 2.º Comandante-Geral da GNR, em representação do Comandante-Geral, a Procuradora do Tribunal Marítimo de Lisboa, entre outras entidades.
Agricultura e Mar