As VI Jornadas Técnicas de Batata realizam-se no próximo dia 28 de Março de 2019, na Escola Superior Agrária de Coimbra.
O objectivo é promover um espaço de divulgação científica e tecnológica e de debate, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade, indispensáveis para a modernização e o desenvolvimento da fileira batata, explica a organização.
A organização do evento está a cargo da Porbatata — Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Agromais, a Agrotejo, a APH — Associação Portuguesa de Horticultura, o COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a ESAC— Escola Superior Agrária de Coimbra, a ESAS — Escola Superior Agrária de Santarém e a FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas.
Temas em debate
O evento contará com a participação de produtores, técnicos, investigadores e outros agentes da fileira, sendo de reconhecido mérito o painel de oradores.
Serão abordados temas como as doenças de quarentena da cultura da batata, os seguros de colheita e rentabilidade e o impacto dos critérios e normas de qualidade na comercialização.
“Considerando todos os temas abordados de extrema importância para o sector, salientamos o terceiro painel, com o qual esperamos contribuir para a clarificação de critérios de qualidade entre os operadores e a distribuição”, realça fonte institucional da Porbatata.
Embalamento e comercialização
Para o efeito, as Jornadas terão a participação de representantes do embalamento e comercialização e representantes de algumas das insígnias mais significativas da grande distribuição, além da presença do presidente do Comitê Setorial da Patata de Espanha, que irá abordar a realidade no seu país.
As inscrições deverão ser feitas até 15 de Março, aqui. Após esta data o valor da inscrição sofre um agravamento.
Programa:
09h00 – Recepção e entrega de documentação
09h30 – Sessão de abertura
10h00 – Sessão 1: Sanidade e organismos de quarentena
Moderador: Artur Amaral (ESAS)
Zebra Chips – Clara Serra (DGAV)
Nemátodos – Maria José Cunha (ESAC)
Legislação sobre organismos de quarentena – Ana Paula Carvalho (DGAV)
10h30 – Debate
11h00 – Pausa para café
11h30 – Sessão 2: Importância dos seguros na produção e rentabilidade da batata
Moderador: José Diogo Albuquerque (Agroportal)
A agricultura e as alterações climáticas: importância dos seguros para garantir a sustentabilidade da cultura da batata – João Machado (Secose)
Gabinete de políticas e planeamento *
Lino Afonso (CA – Seguros)
12h00 – Debate
12h30 – Almoço
14h30 – Mesa redonda: Impacto da qualidade na comercialização
Moderador: António Gomes (Porbatata)
Comunicação a convite: Legislação em Espanha e sua aplicação prática
José Ramón Aguado (Comité Setorial da Patata / FEPEX)
Tânia Fonseca (Bacefrut)
Cláudia Marinheiro (Jerónimo Martins)
Ondina Afonso (Comissão Alimentar do EuroCommerce)
17h30 – Apresentação das conclusões e encerramento
* a confirmar orador
Agricultura e Mar Actual