Início / Agricultura / Vercoope chega ao Cazaquistão com 20 mil garrafas de vinho verde

Vercoope chega ao Cazaquistão com 20 mil garrafas de vinho verde

Os Vinhos Verdes acabam de chegar ao Cazaquistão, após dois anos de negociação entre a Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes e um importador local, afirmando a marca Via Latina como a primeira a entrar naquele mercado.

A encomenda que dá início às relações comerciais no novo destino de exportação deverá representar o envio de cerca de 20 mil garrafas, correspondentes a quatro referências do portfólio da marca.

Para Casimiro Alves, presidente da Vercoope, “a entrada num novo mercado é sempre motivo de satisfação e, neste caso concreto, registar exportações para o Cazaquistão é sinónimo de que os nosso esforços resultaram”.

Já Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acrescenta que “os esforços da Região vão ampliando resultados em todo o Mundo e os Vinhos Verdes têm, cada vez mais, uma aceitação ampla em mercados diversificados. O Cazaquistão é exemplo disso”.

A Vercoope está presente em mais de 30 mercados e prevê exportar este ano cerca de 30% da sua produção. Daqui a cinco anos, espera chegar aos 50%.

A internacionalização é uma aposta forte desta organização. “Há dias, mandamos vinhos pela primeira vez para Israel num contentor com 13 mil garrafas. E é para continuar”, exemplificou Casimiro Alves, em declarações à Lusa, segundo cita o site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal.

Rumo à ásia

Na próxima semana, a Vercoope estará presente em feiras na Coreia do Sul, Taiwan e Singapura, procurando desse modo expandir a sua presença no continente asiático. A união já tem os seus vinhos no Japão e na China.

Casimiro Alves, por outro lado, disse que a vindima deste ano deve registar, na região, uma quebra de “30%» face à de 2015, porque “houve bastante chuva e bastantes doenças, mas os stocks estão confortáveis”.

A Vercoope agrega as adegas cooperativas de Amarante, Braga, Famalicão, Felgueiras, Guimarães, Paredes e Vale de Cambra e os seus vinhos mais vendidos são a Via Latina e o Terras de Felgueiras.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.