O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, que presidiu hoje, 3 de Março, à inauguração da Fase II do Caminho Rural do Salão, no Faial, sublinhou que esta obra vai apoiar a lavoura local, mas também o turismo e o lazer.
“Esta intervenção permite, para além da melhoria das acessibilidades às explorações agropecuárias, um benefício directo como via turística e via para as localidades locais para lazer. Estamos assim, a falar de um caminho multiusos. Aliás, os caminhos florestais, rurais e agrícolas são cada vez mais caminhos com uso turístico e de lazer”, sustentou António Ventura, segundo nota de imprensa do Executivo açoriano.
Em causa está uma repavimentação de 1.383 metros, com um investimento de 117 mil euros, que beneficia 23 explorações agrícolas, numa intervenção directa da responsabilidade da Direcção dos Recursos Florestais.
O Governo dos Açores, lembra António Ventura, constituiu o ano passado um grupo de trabalho para rever o Estatuto das Vias Terrestres, com o fim de melhor definir a titularidade e a sua manutenção. “Esta é uma revisão que será materializada em proposta ao Parlamento Regional. Trata-se também de melhor clarificar as responsabilidades ao nível do poder regional e local”, disse.
A agropecuária no Faial está, “como em toda a Região, num registo de sucesso nos seus resultados”, acrescentou o secretário Regional.
“No Faial, em particular a produção de leite de vaca está a aumentar, o que era necessário para a viabilização da cooperativa láctea e dos seus produtos”, numa valorização resultante de uma estratégia conjunta entre o Governo dos Açores e a Cooperativa de Lacticínios do Faial.
“Outra área de sucesso agroprodutiva no Faial é a produção de produtos biológicos, tendo a área em modo de produção biológica crescido em cerca de 69% comparativamente a 2020 e o número de produtores em cerca de 85% relativamente ao mesmo ano”, concretizou.
Agricultura e Mar