A Valsabor — do Valgrupo — notificou ontem, 21 de Setembro, a Autoridade da Concorrência (AdC) da aquisição do controlo exclusivo sobre a Raporal e das suas subsidiárias.
A Valsabor, integrada em grupo com presença, nomeadamente, na criação e produção de suínos, no abate de animais e transformação de carnes e no fabrico de ração para animais, comprou a Raporal, dedicada à criação de suínos brancos vivos, fabricação de rações e abate e transformação de carnes.
Quaisquer observações sobre esta operação de concentração devem ser remetidas à Autoridade da Concorrência, no prazo de 10 dias úteis contados da publicação do Aviso, indicando a referência Ccent. n.º 45/2022 – Valsabor/
Raporal, para o email adc@concorrencia.pt.
Valgrupo
A Valgrupo é composta por diversas empresas, relacionadas com a criação, abate, transformação e comercialização de carne de suínos, empregando cerca mil pessoas. Tem também presença noutros sectores de actividade. Em 2020, o volume de negócios do Grupo ultrapassou os 350 milhões de euros e as exportações representavam 5% deste valor.
Arranque em 1989
O ValGrupo teve o seu início em 1989 e, até hoje, a sua história tem sido feita de um “crescimento continuo actuando actualmente em vários sectores de mercado. A principal chave de sucesso é a verticalização, que garante um rigoroso controlo de qualidade e rastreabilidade dos produtos”, diz Anabela Tereso, administradora do Valgrupo.
A actividade do ValGrupo centra-se na produção animal: suínos, bovinos e aves, e no abate, transformação e comercialização de produtos alimentares. Conta com um centro de inseminação artificial, distribuição de medicamentos veterinários, produção de rações e distribuição de todos os produtos e matérias primas. O grupo ainda actua em outros sectores como a construção de infra-estruturas, produção e comercialização de vinho e realização de eventos.
Agricultura e Mar