O Município de Vagos vai organizar, no próximo dia 15 de Novembro de 2019, o “Seminário Rural + — Novos desafios para a agricultura”. O evento decorrerá no auditório do Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA), na Zona Industrial de Vagos, a partir das 14 horas, e é de participação gratuita.
O seminário será composto por dois momentos: da parte da manhã decorrerá uma visita de campo a uma exploração agrícola local; da parte da tarde, realizar-se-á o seminário propriamente dito, que incluirá três painéis, dois deles destinados a debater aspectos do cultivo/ produção e promoção de diferentes culturas com crescente importância para a economia do concelho de Vagos: o cultivo de batata-doce, abóbora e hortícolas.
Batata-doce e abóbora
O primeiro painel debaterá o tema “Batata-doce e abóbora: cultivo e promoção”, onde técnicos, investigadores e produtores já instalados irão debater temáticas como as boas práticas na cultura da batata doce e da abóbora, analisar casos de sucesso e questões relacionadas com a promoção destas culturas.
O segundo painel do “Seminário Rural +” abordará a temática “Inovação na produção hortícola”, com oradores que irão falar sobre aspectos técnicos desta cultura e sobre inovações verificadas neste sector.
Por fim, o Grupo de Acção Local (GAL — Aveiro Sul) irá dinamizar o painel 3, apresentando, informando e esclarecendo sobre os avisos de candidatura abertos à data da realização do presente seminário.
Inscrição gratuita
Segundo o Município de Vagos, este seminário pretende, por um lado, proporcionar mais conhecimentos técnicos aos produtores do concelho e promover a troca de conhecimentos, de experiências e boas práticas e, por outro lado, incentivar a instalação de novos produtores no concelho ou a reconversão da sua actividade agrícola.
A participação no seminário e na visita de campo são gratuitas, porém sujeitas a inscrição prévia através do preenchimento de formulários próprios disponíveis aqui:
Para mais informações pode contactar a Câmara de vagos através do email nde@cm-vagos.pt.
Programa
Manhã:
10:00 – Visita de Campo a exploração de hortícolas ao ar livre (Nelson Neves – produtor local)
Tarde:
14:00 – Credenciação
14:15 – Sessão de Abertura (pelo Presidente da CM de Vagos)
Painel 1: Batata doce e abóbora: cultivo e promoção
• Boas práticas na cultura da batata doce, Maria Elvira Ferreira (Investigadora do INIAV)
• Batata doce de Aljezur: um caso de sucesso, Manuel Marreiros (Presidente da Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur)
• Cultivo e promoção da abóbora, Fátima Rito (Confraria dos Sabores da Abóbora)
• A abóbora do Oeste, Sérgio Ferreira (Associação Inter-profIssional de Hortocultura do Oeste – AIHO)
15:45 – Debate
16:00 – Pausa para café
16:15 – Painel 2: Inovação na produção hortícola
• Horticultura biológica: que futuro?, Rosa Guilherme (Investigadora da Escola Superior Agrária de Coimbra)
• Promoção, comercialização e tendências de mercado no sector das FLF (Frutas, Legumes e Flores), Gonçalo Santos Andrade, Presidente e CEO da Portugal Fresh
• Testemunho de Nelson Neves (produtor e empresário agrícola de Vagos)
• Testemunho de António José Marques (produtor e empresário hortícolas biológicos)
17:45 – Painel 3: Incentivos à actividade agrícola
• Pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas: aviso de concurso do Grupo de Acção Local (GAL) – Aveiro Sul, Carmo Ambrósio (técnica do GAL – AIDA)
18:05 – Debate
18:20 – Encerramento
Agricultura e Mar Actual