A 5.ª edição da Feira 100% Agrolimiano decorreu no passado fim-de-semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, com o objectivo de promover e valorizar o que de melhor se produz no sector agroalimentar no concelho.
O certame contou com a visita do secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, que salientou a importância na promoção do sector agroalimentar, afirmando que “a iniciativa local é um contributo essencial para o desenvolvimento nacional, e a prova de que estão a fazer um bom trabalho, apostando num produto diferenciado e de qualidade, é a procura dos consumidores”.
Recursos endógenos
Sobre a Feira 100% Agrolimiano revelou que “concorre para a manutenção dos sistemas de produção sustentados na valorização dos recursos endógenos e espelha exactamente o espírito que quero manter desperto na nossa agricultura: um espírito empreendedor, ambicioso, empenhado em valorizar os produtos de excelência que contam uma história local, de uma região e do nosso país”, sustentou o governante responsável pela pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Esta quinta edição da Feira 100% Agrolimiano “revelou-se um sucesso, atraindo para o concelho de Ponte de Lima uma grande quantidade de visitantes, de entre os quais profissionais do sector agroalimentar, distribuidores, empresários, e o público em geral, que agitaram o tecido empresarial da área, agindo não só como plataforma de divulgação e promoção da região, mas também como catalisador de potenciais investimentos”, refere um comunicado da autarquia, organizadora do evento.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Victor Mendes, “esta feira dignifica o mundo rural e todos aqueles que trabalham nesta área. Ruralidade é Modernidade” disse o autarca, que destacou também o trabalho dos jovens empresários como “um exemplo que ajudam a alavancar a economia local através de uma estratégia que apoiam a promoção do desenvolvimento rural e territorial”.
Assim, foi cumprido o objectivo principal deste evento, satisfazendo as expectativas dos participantes e curiosos. Este conceito tem-se revelado, ao longo dos anos, útil, principalmente para os pequenos produtores e “startups”, fazendo jus à excelência do mundo rural limiano.
Concursos
A principal atracão desta Feira são os produtos endógenos do concelho, dos quais se destacam o mel, a sidra, o vinho verde, os enchidos e os fumados, as frutas e hortícolas, o leite, a carne de raças autóctones, entre outros produtos limianos. Também os animais, como as vacas e os cavalos, tiveram um lugar de destaque nesta Feira, com destaque para o IX Concurso Regional da Raça Frísia.
Este Concurso Regional de Raça Frísia aberto à participação de todas as explorações pecuárias dos distritos de Viana do Castelo e Braga, contou com a participação de mais de meia centena de animais com forte participação das explorações provenientes do concelho de Ponte de Lima.
Concurso Regional de Raça Frísia do Alto Minho
A Grande Campeã do Concurso Regional de Raça Frísia do Alto Minho, que também venceu a categoria de Melhor Úbere, foi a Encanto Atwood 420, pertencente à exploração Encanto Natural – Agropecuária, de Poiares, Ponte de Lima.
A Vice-Grande Campeã do concurso foi a Pereira Byway-MB Stanley 6, pertencente à exploração Sociedade Agropecuária Vila Boas & Pereira, de Poiares.
O prémio do Melhor Criador foi atribuído à exploração limiana – Sociedade Agropecuária Vila Boas & Pereira, de Poiares.
De referir ainda a atribuição do prémio Grande Campeã Jovem à novilha Encanto Golden Dreams 571, pertencente à exploração Encanto Natural – Agropecuária.
Agricultura e Mar Actual