O V Colóquio Nacional de Horticultura Biológica (VCNHB) decorrerá a 11 e 12 de Maio de 2023, no Instituto Politécnico de Viseu. E já está a receber inscrições e submissão de trabalhos técnico-científicos.
O VCNHB é uma iniciativa da APH —Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro), e com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
O primeiro Colóquio Nacional de Horticultura Biológica (CNHB) teve lugar em Coimbra, em 2003. Após 20 anos e com três edições pelo meio, Lisboa (2007), Braga (2011) e Faro (2016), a realização do VCNHB torna-se premente tendo em atenção que, nos últimos anos, o modo de produção biológico teve uma evolução muito acentuada, quer ao nível de área de produção, quer do número de operadores.
Este crescimento reflectiu-se a nível nacional, europeu e mundial. O Instituto de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FiBL) indica que a área mundial em agricultura biológica se situou, em 2020, nos 74,9 milhões de hectares, representando um crescimento de 4,1% em relação a 2019, refere uma nota de agenda da organização do Colóquio.
O mercado global de alimentos biológicos está a crescer, incentivado pelo aumento da procura e, por conseguinte, do consumo. Em 2020, cada cidadão da União Europeia (UE) gastou, em média, 102€ na compra de produtos biológicos.
Em Portugal, de acordo com a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a área de superfície agrícola utilizada (SAU), dedicada à agricultura biológica, em 2019, situou-se acima dos 7%, correspondendo a 273.158 hectares.
Colocam-se, actualmente, vários desafios à agricultura /horticultura biológica, nomeadamente, o aumento da área agrícola em agricultura biológica na UE (25% até 2030), a preservação dos recursos naturais (solo e água), a adaptação às alterações climáticas, a par com o aumento da procura de produtos biológicos (na UE cresce a mais de 10% ao ano). Deste modo, deverá existir uma preocupação cada vez maior, ao nível da investigação e da experimentação, realça a mesma nota.
Neste contexto, o VCNHB pretende promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector; divulgar os avanços técnico-científicos nos temas a abordar; envolver a comunidade nas questões políticas nacionais e europeias relacionadas com a produção e consumo dos produtos e identificar linhas de trabalho e de investigação que possam contribuir para o desenvolvimento de estratégias ambiental e socialmente sustentáveis.
Submissão de trabalhos
Em tempos de mudança de paradigma a APH incita à participação no VCNHB. As áreas temáticas para submissão de trabalhos técnico-científicos são as seguintes:
• Consumo, nutrição e saúde
• Itinerários técnicos em modo de produção biológico
• Pós-colheita, transformação e qualidade
• Aspectos socioeconómicos e organização do sector
Para submeter resumos de trabalhos ou obter informações adicionais sobre o VCNHB, pode aceder ao site do evento, aqui, ou contactar o secretariado através do email VCNHB@esav.ipv.pt.
Agricultura e Mar