A UPL, especialista em produtos para a protecção das plantas, recomenda a protecção das vinhas do aranhiço amarelo com a solução Acramite 480 SC. Um acaricida selectivo, não sistémico, à base de bifenazato que “neutraliza os ácaros, protegendo os auxiliares e as culturas”.
Além da vinha, o Acramite 480 SC é um acaricida selectivo, não sistémico, para controlo de ácaros tetraniquídeos (Tetranychus urticae e Tetranychus cinnabarinus), nas culturas do tomateiro, beringela, pimenteiro, pepino e morangueiro. É eficaz no controlo de todas as formas móveis das espécies de ácaros tetraniquídeos e tem actividade ovicida contra ácaros fitófagos.
Segundo a UPL, este produto tem comos pontos fortes:
- Proporciona um rápido controlo das pragas quando aplicado de forma directa sobre as folhas
- É compatível com programas de Protecção Integrada devido à sua relativa inactividade em auxiliares de controlo biológico de ácaros e insectos inimigos das culturas
- Apresenta ao mercado uma nova substância activa, o bifenazato, sobre a qual não há registo de resistências cruzadas
- Apresenta longa persistência nas folhas
- A sua actividade não é influenciada pelas condições de temperatura, humidade ou seca.
O Acramite 480 SC (saiba mais aqui) pertence ao grupo dos hidrazincarboxilatos, actuando por contacto e acção residual. É um inibidor do sistema nervoso, provocando uma rápida inibição da alimentação. O bifenazato (ou qualquer metabolito do mesmo) bloqueia a cadeia de transporte dos electrões no caminho da energia mitocondrial, impedindo a produção de ATP.
As formas móveis de ácaros tratadas com Acramite 480 SC param de se alimentar em cerca de 3 horas após a aplicação e tornam-se hiperactivas. Em 3-4 dias inicia-se a mortalidade e aos 7 dias é atingido o efeito óptimo nos ácaros, mantendo-se um elevado controlo da população seguinte da praga.
Pode consultar a estratégia Vitivinum Pronutiva da UPL aqui.
Agricultura e Mar