A Universidade de Évora anuncia que a nova licenciatura em Enologia avança já este ano lectivo. Este novo curso destaca-se pelo enfoque no ensino fortemente ligado à produção e à investigação científica na área da vitivinicultura, nas quais a Universidade de Évora tem “condições únicas”, a que se junta a componente da formação em enoturismo, que é para Maria João Cabrita, coordenadora da Licenciatura, “diferenciadora relativamente a outras formações oferecidas nesta área”.
Herdade Experimental da Mitra
Logo desde o primeiro ano os estudantes da Licenciatura em Enologia terão a oportunidade de contactar com a realidade da produção vitivinícola, na Herdade Experimental da Mitra, Pólo da Escola de Ciências e Tecnologia, bem como contactar a com actividades de investigação nesta área, por exemplo no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, recentemente classificado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia”.
Numa região internacionalmente reconhecida como produtora de vinhos de qualidade, diz fonte da Universidade de Évora que entendeu como “fundamental oferecer formação superior na área, possibilitando formar, na única Universidade da maior região do país (NUTS II), as novas gerações de técnicos, gestores e empresários para na área vitivinícola”.
Estas são “condições excepcionais para o ensino nesta área” declara Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora.
Longa tradição e know-how
Na base da decisão de criação deste novo curso estiveram “a longa tradição e know-how da instituição na área da vitivinicultura” que “vem fortalecer a aposta da Universidade numa diversificação da formação em linha com as especificidades e necessidades da região, respondendo, desta forma, à Estratégia de Especialização Inteligente do Alentejo, em que a vinha e o vinho é uma das principais áreas de desenvolvimento”, acrescenta aquela professora.
Agricultura e Mar Actual