Início / Agricultura / UE mobiliza frota de combate a incêndios para ajudar Portugal

UE mobiliza frota de combate a incêndios para ajudar Portugal

O Governo português activou o Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (UE) para solicitar assistência de emergência para os actuais incêndios florestais na zona Centro do País. Em resposta imediata, a Comissão Europeia mobilizou esta manhã 2 aviões de combate a incêndios Canadair da sua frota rescEU posicionada em Espanha. Os aviões estão a apoiar os bombeiros portugueses nas regiões afectadas.

O Comissário responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarčič , afirmou que “com a nossa rápida resposta ao pedido português de assistência, a UE demonstra a sua total solidariedade na luta contra os incêndios florestais destrutivos no Centro de Portugal. Agradeço à Espanha por mobilizar rapidamente dois aviões de combate a incêndios através do RescEU esta manhã . Os nossos pensamentos estão com as pessoas afectadas e com os bombeiros e outros socorristas. Estamos prontos para fornecer mais assistência”.

Além disso, o Serviço de Mapeamento de Emergência Copernicus da UE foi activado por Portugal no dia 8 de Julho para os incêndios florestais que afectam os distritos de Leiria e Santarém, no concelho de Ourém. Esses mapas auxiliam os bombeiros com uma avaliação do impacto e danos dos incêndios.

O Mecanismo de Protecção Civil da UE reforça a cooperação entre os Estados-membros e os Estados participantes no domínio da protecção civil, com vista a melhorar a prevenção, preparação e resposta a catástrofes. Através do Mecanismo, a Comissão Europeia desempenha um papel fundamental na coordenação da resposta a catástrofes na Europa e não só.

Quando a escala de uma emergência supera a capacidade de resposta de um país, ele pode solicitar assistência por meio do Mecanismo. Uma vez activado, o Centro de Coordenação de Resposta a Emergências coordena o atendimento disponibilizado por seus Estados Participantes por meio de ofertas espontâneas. Caso a emergência exija assistência adicional, a reserva rescEU pode ser activada.

Todos os Estados-membros da UE participam no Mecanismo, bem como a Islândia, a Noruega, a Sérvia, a Macedónia do Norte, o Montenegro e a Turquia. Desde a sua criação em 2001, o Mecanismo de Protecção Civil da UE respondeu a mais de 600 pedidos de assistência dentro e fora da UE.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.