A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a revisão da política de promoção agroalimentar da União Europeia. O inquérito online está totalmente focado na “transição para um regime alimentar mais baseado nos produtos vegetais, com menos carne vermelha e transformada e mais frutas e produtos hortícolas”. Uma das perguntas coloca mesmo a hipótese de o vinho não ter qualquer promoção dentro nem fora da UE. Todos podem participar nesta consulta, com as suas opiniões, até 23 de Junho de 2021.
Explica a Comissão que as campanhas de promoção dos produtos agrícolas da UE destinam-se a criar novas oportunidades de mercado para os agricultores e o sector alimentar da UE em geral e a apoiar o desenvolvimento das empresas já existentes.
Esta consulta visa recolher pontos de vista sobre a forma de reforçar o contributo da política de promoção para uma produção e consumo mais sustentáveis, bem como regimes alimentares mais equilibrados, em consonância com as Estratégias do Prado ao Prato e de Biodiversidade da Comissão Europeia e o Plano Europeu de Luta contra o Cancro.
E acrescenta que está a proceder a “uma revisão da política, com vista a reforçar a sua contribuição para a produção e o consumo sustentáveis, em consonância com a transição para uma dieta mais baseada nos produtos vegetais, com menos carne vermelha e transformada e mais frutas e produtos hortícolas”.
Contributos
A consulta está aberta à participação de todos os cidadãos e organizações. Mas a Comissão salienta que “revestem-se de particular interesse as contribuições de: organizações representativas do sector agrícola e de organizações de produtores; organizações do sector da transformação alimentar; organizações de consumidores; organizações do sector da promoção do comércio, federações europeias, organizações nacionais, câmaras de comércio e empresas privadas; organizações do sector retalhista”, entre outras.
Pode participar na consulta pública respondendo ao questionário, aqui.
Agricultura e Mar Actual