O Fundo de Coesão da União Europeia vai investir quase 68 milhões de euros no Norte de Portugal, para melhorar a secção de 92 km da linha de caminho-de-ferro do Minho entre Nine e Valença, na fronteira espanhola.
Segundo um comunicado da Comissão Europeia, o projecto faz parte do corredor ferroviário Porto-Valença-Espanha, que desempenha um “importante papel económico na região”.
Além disso, a melhoria irá “melhorar a segurança fiabilidade da linha, apoiará o desenvolvimento do transporte inter-modal através da ligação de nós importantes, como o Porto de Leixões, o Aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro e centros logísticos“., garante o mesmo comunicado da Comissão Europeia.
Upgrade na linha férrea
Para Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação “este upgrade para a linha férrea do Minho vai impulsionar a conectividade de Portugal com o resto da Europa, ao longo da costa atlântica”.
Este investimento de 68 milhões de euros “representa a segunda etapa de um projecto de coesão geral, no valor de 125 milhões de euros”, realça ainda Carlos Moedas.
Este segundo curso inclui a electrificação da linha e a construção de quatro estações em Midões, Barroselas, Carreço e Carvalha. A linha deverá estar operacional em 2021.
Agricultura e Mar Actual