Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola
Agricultura biológica e a utilização de “plantas amigas”
A agricultura biológica ou orgânica surgiu como uma oposição à agricultura industrializada tendo como principal objectivo a reintegração das actividades humanas na capacidade dos ecossistemas, tornando o sector agrícola mais sustentável.
1- Alho
Nome científico: Allium sativum
Nome vulgar: Alho
Utilidade em Agricultura Biológica: Efeito antibiótico e fungicida; contém aminoácido de efeito pesticida; destrói pragas quando aplicado em preparação;pode destruir também os auxiliares.
2- Borragem
Nome científico: Borago officinalis
Nome vulgar: Borragem
Utilidade em Agricultura Biológica: Melhora a produção e a qualidade, por melhorar a disponibilidade de cálcio e potássio; proporciona sombra. Proporciona bons resultados na cultura do morangueiro.
Observações:
Trata-se de uma planta anual (germina e morre em um ano) cuja característica mais marcante é a camada de pêlos que recobre toda a planta. Nativa da região do Mediterrâneo, a Borragem atinge cerca de 70cm de altura. Produz flores pequenas, cor azul/lilás. As suas folhas também são comestíveis e têm sabor parecido com o pepino.
3- Urtigas
Nome científico: Urtigas
Nome vulgar: Urtica sp.
Utilidade em Agricultura Biológica: Acelera a compostagem; o chorume ou a maceração são usados como insecticida contra piolhos e ácaros.
4- Abrunheiro
Nome científico: Prunus spinosa, L.
Nome vulgar: Abrunheiro-bravo, abrunheiro
Utilidade em Agricultura Biológica: Refúgio para sirfídeos, himenópteros e crisopas (insectos predadores).
Observações:
Este Prunus é um arbusto espontâneo que costuma ver-se ao longo de caminhos, de áreas pedregosas, e no limite dos bosques.
Pode atingir 4 metros de altura, uma longevidade que pode atingir os 50 anos, é espinhoso, muito denso e intrincado e muitas vezes também é utilizado como ornamental.
Floresce em Março, Abril, antes de aparecerem as folhas.
Os seus frutos, pequenas drupas azuladas, com cerca de 1,5 a 2cm apesar de parecerem apetitosos, não se recomendam, pelo seu sabor áspero.
Pelas suas características espinhosas é bom para formar sebes naturais defensivas (razão por que algumas aves as escolhem para instalar os seus ninhos).
5- Trovisco
Nome científico: Daphne gnidium
Nome vulgar:Trovisco
Utilidade em Agricultura Biológica: Refúgio para afídeos úteis; repelente de toupeira.
Fonte da imagem: Jardim Botânico UTAD
Artigo adaptado de : Guia de Campo: Hortas de Cascais, disponível em: http://www.hortasdecascais.org/fileManager/editor/guia_de_campo.pdf
Agricultura e Mar Actual