A The Navigator Company vai investir cerca de 120 milhões de euros numa nova fábrica de papel tissue em Cacia. Do total investido, 12 milhões de euros são apoios do Estado português.
E a Comissão Europeia anunciou hoje, 31 de Julho, que “aprova o auxílio ao investimento concedido por Portugal à fábrica de papel tissue da The Navigator em Cacia”.
A Comissão Europeia considerou que o auxílio de investimento de 12 milhões de euros à fábrica de papel tissue da The Navigator em Cacia “está em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais”.
O auxílio apoiará os planos do Grupo Navigator para investir cerca de 114 milhões de euros na produção de papel tissue em Cacia (Aveiro).
Criação de 133 empregos
“O projecto deve criar pelo menos 133 empregos directos. Cacia está localizada na região Centro de Portugal, uma área elegível para auxílios regionais ( Art. 107 (3) (a) do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia)”, explica um comunicado da Comissão.
A Comissão concluiu que, “sem o financiamento público, o projecto não teria sido realizado em Portugal ou em qualquer outro país da UE, uma vez que não teria sido economicamente viável. Além disso, o auxílio é limitado ao mínimo necessário para tornar o projecto suficientemente rentável para a empresa realizar o investimento”, acrescenta o mesmo comunicado.
Complexo Industrial de Cacia
O Complexo Industrial de Cacia está localizado na vila de Cacia, distrito de Aveiro, no centro da maior mancha florestal de eucalipto em Portugal.
A sua produção atinge um volume anual na ordem das 320 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto, direccionadas para a transformação em papéis especiais como décor, filtros, cigarros e tissues de alta qualidade.
Integra também uma central de co-geração a biomassa associada à fábrica de pasta e uma central termo-eléctrica de biomassa para a produção de energia renovável.
Agricultura e Mar Actual