Os ocupantes russos estão a roubar e a exportar cereais dos territórios ucranianos ocupados pela Rússia, nas regiões de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhia. Aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de cereais foram ali armazenadas para cultivo e consumo interno. Mas, “várias centenas de milhares de toneladas já foram roubadas e exportadas para a Rússia”, garantiu o primeiro vice-ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Taras Vysotsky, em entrevista ao canal de TV Nastoyaschee Vremya.
Em comunicado de imprensa do Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Taras Vysotsky realça que “os russos usam as tácticas do início do século 20. com roubo de cereais e a sua exportação da Ucrânia. Hoje confirmamos os factos de que várias centenas de milhares de toneladas de grãos foram exportadas das regiões de Kherson, Zaporizhia, Luhansk e Donetsk”.
E explica o governante ucraniano que nessas áreas, os stocks agrícolas para cultivo e também para fazer farinha ou pão, “são de cerca de um milhão e meio de toneladas. Este é um stock significativo. A preços internacionais, custa centenas de milhões de dólares. E há um grande risco de que seja simplesmente roubado e levado para a Rússia”.
O mesmo comunicado adianta que todos os “roubos são registados e documentados como prova para tribunais internacionais” de modo a “obter uma compensação total por perdas directas e relacionadas, a devolução de fundos para a economia ucraniana”.
“Antes da guerra, a Ucrânia estava entre os 5 principais fornecedores de cereais e oleaginosas, alimentando cerca de 400 milhões de pessoas em todo o Mundo. Agora, os russos bloquearam esse fornecimento. Pelo que há um aumento significativo dos preços nos mercados internacionais devido à escassez de alimentos”, acrescenta o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar