A lancha salva vidas Nossa Senhora do Mar efectuou, durante a tarde de hoje, 9 de Agosto, uma evacuação médica de um tripulante, de 39 anos e de nacionalidade portuguesa, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca costeira Lagoal, de bandeira da Portuguesa, a navegar a cerca de 21 milhas náuticas a oeste do porto de Aveiro.
A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do porto de Aveiro e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).
“O tripulante apresentava queixas de um aperto forte no peito e dores no braço esquerdo, o que levou o CODU-Mar a avaliar a situação como urgente e com necessidade de evacuação médica para melhor observação. Após esta informação do CODU-Mar, o MRCC Lisboa solicitou ao Capitão do Porto de Aveiro activação de um meio do ISN para efectuar a evacuação”, informa a Marinha Portuguesa.
Condições meteorológicas e de mar muito adversas
“De imediato foi empenhada a lancha salva vidas Nossa Senhora do Mar, que efectuou o resgate do tripulante pelas 14h53, tendo-o transportado até ao cais da Capitania de Aveiro, no porto de Aveiro, onde chegou pelas 15h28, e dali foi encaminhado pela equipa Médica do INEM para o Hospital de Aveiro em situação estável”, adianta a mesma fonte.
Segundo a marinha, as condições meteorológicas e de mar na zona da operação “eram muito adversas, o que dificultou a passagem do doente entre embarcações”.
Agricultura e Mar Actual