Início / Agricultura / Tratolixo tem nova central de compostagem de resíduos verdes. Tratamento anual de 50 mil toneladas

Tratolixo tem nova central de compostagem de resíduos verdes. Tratamento anual de 50 mil toneladas

A Tratolixo — Tratamento de Resíduos Sólidos inaugura amanhã, 5 de Abril, a sua nova central de compostagem de resíduos verdes, no Ecoparque de Trajouce, freguesia de São Domingos de Rana, concelho de Cascais. A cerimónia de inauguração conta com a presença do ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, a partir das 10h15.

Nesta nova central de compostagem de resíduos verdes “será produzido um composto de elevada qualidade”, garante a empresa intermunicipal de capitais integralmente públicos, detida em 100% pela Amtres — Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.

A nova Central de Compostagem para Resíduos Verdes oriundos de Recolha Selectiva de Trajouce, que tinha como data de conclusão o dia 31 de Agosto de 2022, contou com um apoio financeiro da União Europeia (FEDER/FC) de 4,427 milhões de euros.

A operação de requalificação e adaptação da Central de Compostagem para Resíduos Verdes oriundos de
recolha selectiva deixa a nova unidade com uma capacidade de tratamento anual de 50.000 toneladas, localizada no Ecoparque da Tratolixo, através da concretização das seguintes acções:

  • Empreitada da Central de Compostagem de Resíduos Verdes;
  • Fiscalização da Empreitada da Central de Compostagem de Resíduos Verdes;
  • Aquisição de Equipamentos Móveis associados às etapas pelas quais os resíduos verdes passam desde que são recepcionados na Estação de Compostagem até à saída do composto (por exemplo, destroçador e máquina de revolvimento de resíduos verdes).

Estas acções serão complementadas com iniciativas de comunicação e divulgação que envolvem a dinamização destas acções, campanhas publicitárias, bem como os respectivos suportes de comunicação, garante a empresa.

Com esta operação de requalificação, a Tratolixo pretende alcançar os seguintes objectivos:

  • Tratamento da totalidade de resíduos verdes produzidos e recolhidos no Sistema Amtres
  • Cumprimento das metas de preparação para reutilização e reciclagem relativas a 2025 e 2027 previstas no PERSU 2020+
  • Contributo para a meta de deposição de RUB em aterro prevista no PERSU 2020+.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.