Início / Empresas / Preparar o jardim para receber os pássaros
Foto: Richard Bell/Unsplash

Preparar o jardim para receber os pássaros

Proteger o nosso ecossistema é cada vez mais importante e cabe a cada um de nós contribuir activamente para ajudar o ambiente. Com pouco ou muito espaço ao ar livre, existem inúmeras ideias criativas para acomodar e receber pássaros no seu jardim. É importante reter que os pássaros visitam jardins para procurar essencialmente comida, água e abrigo, condições normalmente encontradas em todos os jardins.

Alimentadores de pássaros

Oferecer uma fonte de comida é a maneira mais fácil de atrair pássaros ao seu jardim. Especialmente em meses mais frios, a comida costuma ser mais escassa, tornando esta a altura ideal para receber visitas frequentes. Cada espécie de pássaro tem preferência na variedade de alimentação e sementes, por isso experimente as várias misturas de sementes para adicionar ao alimentador.

Existem vários tipos de alimentadores e convém ter atenção que não são só os pássaros que visitam jardins para alimentarem-se – roedores, esquilos e ouriços também procuram alimento e podem afastar os pássaros pela presença.

Os alimentadores de pássaros são muito fáceis de fazer e existem imensos guias disponíveis online. O mais simples mesmo consiste em utilizar uma garrafa de plástico, fazer umas aberturas para depositar comida e pendurar a garrafa num tronco. Para projectos de bricolage, garanta que tem o material mais básico como tesouras, supercola para todos os fins, cordas, martelo e pregos. Para ajudar ainda mais o ambiente, tente sempre reaproveitar o máximo de materiais possíveis.

Banho de pássaros

Os pássaros aproveitam pequenos depósitos com água, também conhecidos como banheiras ou banhos de pássaros, para beber e também para lavarem-se. Os banhos são um óptimo recurso no jardim e vão ser um ponto forte para atrair visitantes. Garantir um espaço onde os pássaros possam chegar à água sem se sentirem ameaçados por gatos ou outros predadores é o fundamental.

Dentro dos vários banhos de pássaros, é possível encontrar banhos de pássaros sofisticados em barro e pedra. A verdade é que para começar, qualquer recipiente com espaço e água pode atrair os pássaros – reaproveitar tigelas e pratos fundos suspensos é garantia de muitos visitantes no seu jardim.

Caixa-ninho de pássaros

Uma caixa-ninho tem o objectivo de atrair pássaros a fazerem o ninho no seu jardim. O tamanho do buraco que a caixa tiver irá determinar o tipo de pássaros que são atraídos para a caixa de ninho. Como os pássaros procuram sempre locais onde se possam alimentar, a caixa-ninho irá beneficiar de uma variedade de plantas com flor no jardim que vão oferecer cores novas e alimentação aos pássaros.

Foto: Mariko Margetson/Unsplash

A caixa de pássaros é colocada idealmente numa posição alta para evitar surpresas de predadores. Considere também a facilidade em chegar à caixa, pois é uma boa ideia limpar a caixa anualmente para receber novos visitantes. Para além das caixa-ninho para compra, pode facilmente construir uma caixa-ninho para pássaros e criar todas as condições para atrair pássaros ao ninho enquanto personaliza a caixa com cores, desenhos e estilos ao seu gosto.

Criar um jardim amigável para pássaros é mais simples do que parece. Com algum tempo e esforço é possível reunir as condições perfeitas e fazer a diferença para as populações locais de pássaros que têm visto os seus habitats naturais cada vez mais enfraquecidos.

O fundamental são os tipos de plantas, além de manter o jardim com uma oferta de comida, casa e segurança, onde os pássaros tenham condições para as suas futuras crias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio arranca a 20 de Maio no Faial

Partilhar              O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio – este ano AçoresBio22 – arrancará na Ilha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.