Início / Agricultura / Trabalhadores sem salário aumentaram 2% em Abril face a Março, diz estudo do Novo Banco

Trabalhadores sem salário aumentaram 2% em Abril face a Março, diz estudo do Novo Banco

O número de empresas a pagar salários manteve-se estável durante as últimas duas semanas de Abril (quebra de 0,8%) quando comparado com o valor registado com as últimas duas semanas de Março, apesar de o número de trabalhadores a receber salários ter caído 2%.

Em termos sectoriais foi o sector de actividade de lazer que registou as maiores quedas, de 6% no número de empresas a pagar salários e de 12% no número de trabalhadores a receber salários, refere o estudo produzido pela área de Análise e Data Science do Novo Banco ao universo de empresas do banco que representam uma amostra relevante do mercado.

Na última semana de Abril o volume e facturação dos hotéis caiu em 96% e a restauração 76% contra a primeira semana de Março

Também o sector dos operadores turísticos caiu 11% no número de salários. Surpreendente foi o número da restauração que teve apenas uma redução de 5%. Recorde-se que na última semana de Abril o volume e facturação dos hotéis caiu em 96% e a restauração caiu 76% contra a primeira semana de Março.

Alentejo lidera quebra

Por regiões em pagamentos de salários apenas uma única região surge com uma queda de dois dígitos -11%, o Alentejo. Há ainda que sublinhar as quedas das regiões com mais influência turística Algarve com – 6% e Regiões Autónomas com 9%.

O estudo indica ainda, para o período em análise, uma quebra de 7% no valor total de salários pagos, comportamento em parte relacionado com trabalhadores em lay-off. De registar ainda que a maior quebra de montante de salários pagos foi nas grandes empresas, ao contrário das micro e pequenas empresas que registaram uma queda residual (em 2% e 3%).

Segundo a mesma análise, no período foi verificado que os padrões de consumo de particulares estiveram estáveis em Abril, mantendo as tendências desde o início do estado de emergência.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Lidl apoia três projectos inovadores para a protecção dos oceanos com 30 mil euros

Partilhar              Os projectos Life SeaBIL, Ocean4Fuel e Mesmerising, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.