Início / Agricultura / Tetra Pak e Lactalis apresentam embalagem com material reciclado de embalagens de cartão para bebidas usadas

Tetra Pak e Lactalis apresentam embalagem com material reciclado de embalagens de cartão para bebidas usadas

A Tetra Pak e a Lactalis apresentam uma embalagem Tetra Brik Aseptic que utiliza polímeros reciclados certificados associados a embalagens de cartão para bebidas usadas, “constituindo um marco na indústria das embalagens de cartão para bebidas e um passo significativo rumo a uma economia circular”.

Este material foi certificado pelo ISCC PLUS, como proveniente do processo de reciclagem de embalagens de cartão para bebidas usadas, em Espanha, e atribuído à nova embalagem através de um método de atribuição de balanço de massas, avança um comunicado de imprensa da Tetra Pak.

“Isto significa que os polímeros reciclados certificados são compostos por uma mistura de matéria-prima fóssil virgem, reciclada e não reciclada, garantindo que o volume correspondente de material reciclado é obtido e monitorizado ao longo da cadeia de abastecimento. A verificação é realizada por um auditor externo, de acordo com o Procedimento de Cadeia de Custódia do ISCC2, acrescenta o mesmo comunicado.

O processo de reciclagem química garante que os polímeros reciclados certificados não comprometem a qualidade da embalagem, a segurança alimentar ou quaisquer outros atributos, demonstrando o potencial de circularidade dos materiais das embalagens de cartão para bebidas.

Este avanço “mantém recursos de qualidade em circulação e reduz a dependência da indústria de materiais virgens de origem fóssil, o que está alinhado com os objectivos de ambas as empresas de continuar a melhorar o perfil ambiental das embalagens”, garante o mesmo comunicado.

A Tetra Pak planeia investir 100 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco a dez anos, para atingir este objectivo, enquanto a Lactalis fez do perfil ambiental da embalagem e da economia circular as suas prioridades ambientais globais, juntamente com o bem-estar animal nas explorações agrícolas suas parceiras e com a descarbonização de todas as suas actividades até 2050.

Para Joël Llovera, director de compras da Lactalis Iberia, “a nossa colaboração com a Tetra Pak baseia-se numa visão partilhada e no compromisso com a gestão ambiental para as gerações futuras, facilitada pelos princípios da economia circular. A inovação na embalagem desempenha um papel crucial neste esforço. Estamos empenhados no progresso sustentável. A transição de polímeros de origem fóssil para polímeros reciclados, certificados pelo ISCC PLUS como estando ligados a embalagens de cartão para bebidas usadas, representa um passo significativo em direcção ao nosso objectivo.”

E Marco Marchetti, vice president packaging materials, sales and distribution solutions da Tetra Pak, acrescenta que “aumentar a utilização de recursos renováveis e reciclados nas embalagens é fundamental se quisermos ajudar os produtores de alimentos e bebidas a alcançar a circularidade dos materiais, transformando os resíduos em novos recursos e reduzindo a dependência de materiais virgens de origem fóssil. Para aumentar a utilização de polímeros reciclados certificados nas embalagens para alimentos, precisamos de uma acção colectiva em todo o sistema e de legislação que permita a sua utilização. Os investigadores, os decisores políticos, os recicladores, os players da indústria e outras partes interessadas devem trabalhar em conjunto para transformar os desafios em oportunidades, como demonstrado nesta apresentação pioneira, que estamos a fazer com a Lactalis, a nível mundial”.

Esta iniciativa da Lactalis consiste em embalar a sua gama de produtos lácteos da marca Puleva, comercializada em Espanha, que inclui leite magro com cálcio, leite meio-gordo, leite gordo e leite sem lactose – em embalagens Tetra Brik Aseptic 1000 Slim com tampa HeliCap 23 Pro.

Após a introdução no mercado com a marca Puleva, a Lactalis pretende expandir gradualmente a sua gama de produtos lácteos em embalagens que utilizam polímeros reciclados certificados. Este passo também está alinhado com as expectativas dos consumidores em todo o Mundo, que estão a exigir um maior compromisso das marcas em termos de sustentabilidade e estão a começar a adaptar os seus hábitos para o conseguir.

Um estudo da Tetra Pak indica que 78% dos consumidores estão preocupados com o impacto ambiental dos resíduos de plástico e 29% afirmam que, no último ano, aumentaram o consumo de produtos em embalagens com materiais reciclados.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

FilCork estima produção de 4,5 milhões de arrobas de cortiça em Portugal em 2024

Partilhar              A FilCork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça estima uma produção de cortiça na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.