Início / Agricultura / Terceiro surto de varíola ovina e caprina na Andaluzia. Abatidos 352 animais

Terceiro surto de varíola ovina e caprina na Andaluzia. Abatidos 352 animais

O Laboratório Nacional de Referência para a Varíola Ovina e Caprina de Espanha, confirmou um terceiro surto desta doença numa exploração agrícola de Benamaurel (Granada), cujo censo totaliza 352 animais (340 ovinos e 12 caprinos), que foram abatidos. A doença estava erradicada em Espanha desde 1968.

De acordo com uma nota da Consejería de Agricultura, Pesca, Agua y Desarrollo Rural, este é o terceiro foco declarado na Andaluzia, ao qual deve ser adicionado outro em Cuenca que tinha relações com estas explorações em Granada. A suspeita surgiu pelo aparecimento de lesões compatíveis com a doença em dois animais.

Imediatamente, a tutela da Agricultura de Andaluzia adoptou as medidas de controlo previstas no Regulamento Delegado (UE) 2020/687 em relação às regras relacionadas à prevenção e controle de certas doenças, que incluem o abate de animais, eliminação dos cadáveres, limpeza e desinfecção oficial da exploração, estabelecimento de uma zona de protecção de 3 quilómetros e de uma zona de vigilância de 10, com reforço das medidas de biossegurança e vigilância nas explorações.

Inclui também a restrição de circulação de animais e produtos, além da investigação epidemiológica para identificação da origem do vírus, ainda em estudo, bem como os possíveis contactos de risco que possam ter ocorrido, entre outras medidas.

Varíola Ovina e Caprina

A varíola ovina e caprina é uma doença infecciosa viral que afecta os ovinos e caprinos e pode ter um impacto grave na população animal em causa e na rentabilidade das explorações agrícolas, causando perturbações na circulação de remessas desses animais e produtos deles derivados na União e nas exportações para países terceiros, refere a Decisão de Execução (UE) 2022/1639 da Comissão Europeia de 21 de Setembro de 2022.

E realça que em caso de foco de varíola ovina e caprina em ovinos e caprinos, existe um risco importante de propagação dessa doença a outros estabelecimentos de ovinos e caprinos.

Espanha informou a Comissão da actual situação da varíola ovina e caprina no seu território, na sequência de um foco dessa doença em ovinos e caprinos na região da Andaluzia, confirmado em 19 de Setembro de 2022, e estabeleceu uma zona submetida a restrições, que inclui zonas de protecção e de vigilância, em que são aplicadas as medidas gerais de controlo de doença, a fim de impedir a propagação daquela doença.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.