Tavira é um dos destinos mais procurados para férias. A cidade reúne história e património, natureza, jardins, praias e até uma ilha, como principais atractivos. Mas há mais um. Tavira, os Dias do Vinho.
Nos dias 13, 14 e 15 de Julho, a cidade resort vai reunir uma mostra de vinhos, cervejas e iguarias no evento Tavira, os Dias do Vinho. O certame vai realizar-se na Rua do Cais, junto ao Jardim do Coreto e ao Mercado da Ribeira, perto da Ponte Antiga sobre o Rio Gilão.
O evento começa sempre às 18 horas, sexta-feira e sábado termina às 24 horas e no domingo às 23h00.
Grupo Cegos por Provas
Tavira, os Dias do Vinho é um evento vínico organizado pelo grupo Cegos por Provas, em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve e com a colaboração da Câmara Municipal de Tavira.
O evento vai contar com produtores de vinhos, de várias regiões do País, estando já confirmadas as seguintes presenças: Quinta de Lourosa, Quinta de Paços, Quinta da Ponte, Casa Barroso, António Futuro, Casa do Joa, Mont’Alegre, Giroflé, Mãos, Vasques de Carvalho, Muxagat, Cortes do Tua, Quinta do Cardo, Quinta de Pancas, Troviscal, Anta de Cima, Morais Rocha, Joaquim Arnaud, Tiago Cabaço, Casa Santos Lima, Marchalégua, Quinta do Canhoto, Cizeron Wines, Quinta dos Plátanos e as aguardentes LCPS.
As cervejas artesanais também não vão faltar à chamada, bem como produtores de doces, petiscos e iguarias regionais.
Provas cegas
No programa, não poderiam faltar, as ‘Provas Cegas’, mote da organização. Haverá permanentemente uma prova cega a decorrer, no Mercado da Ribeira, com alguns dos vinhos dos produtores participantes.
Os resultados da avaliação dos “provadores de serviço” ditarão os melhores vinhos brancos, rosés e tintos vencedores na categoria “Melhor Colheita às Cegas” e brancos e tintos na categoria “Melhor Reserva às Cegas”. Também será premiado o “Melhor Enófilo” seleccionado entre os participantes nas provas.
Entrada a 5€
Participar no Tavira, os Dias do Vinho terá um custo de cinco euros por pessoa e a entrada inclui a oferta de um copo Riedel, que dá acesso à prova de todos os vinhos e espumantes presentes no evento. A pulseira de acesso será comprada diariamente à entrada do evento.
A participação nas Provas Cegas terá um custo de dois euros. Esta iniciativa apresenta dois módulos diferentes: “Melhor rosé, branco e tinto” e “Melhor Enófilo”, premiando os melhores vinhos e o melhor provador em cada sessão. Para verdadeiros apreciadores vai existir um passe de três dias de 15€ com tudo incluído.
Agricultura e Mar Actual