Início / Agenda / Tapada Nacional de Mafra: inscrições abertas até 27 de Agosto para caça ao gamo, veado e javali

Tapada Nacional de Mafra: inscrições abertas até 27 de Agosto para caça ao gamo, veado e javali

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e Florestas acaba de informar das das “Disposições especiais de exploração para a Época Venatória 2020-2021” na Tapada Nacional de Mafra. Estão abertas as inscrições, até 27 de Agosto para caça ao gamo, veado e javali.

A Tapada Nacional de Mafra organiza, em determinadas alturas do ano, mediante inscrição prévia e limitada, jornadas de caça maior, ao veado, gamo e javali. A limitação da caça a determinados períodos do ano tem por objectivo não interferir com a época de reprodução dos animais. O tipo de caça varia de acordo com os animais. Ao javali são feitas esperas nas noites de lua cheia, entre Março e Novembro, enquanto que os veados e os gamos são caçados selectivamente em caçadas organizadas entre Outubro e Fevereiro.

Pode conhecer todas as condições no Edital ZCN 105 daquele Instituto.

A importância da caça na Tapada Nacional de Mafra remonta à sua fundação, em 1747, devido às potencialidades cinegéticas deste espaço. “A prática da caça está ligada à natureza humana desde os tempos pré-históricos, evoluindo de uma actividade indispensável à sobrevivência humana ou de complementaridade alimentar, para uma prática de recreio e lazer, associada ao gosto pelo contacto com a natureza e à gestão das espécies animais”, realçam os responsáveis pela Tapada.

Continuando a sua vocação inicial de parque de caça dos monarcas de Portugal, a Tapada Nacional de Mafra é, ainda hoje, uma Zona de Caça Nacional. Na Tapada, esta prática desportiva é “realizada em total harmonia com a natureza, aliando a componente de lazer com a necessária manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, indispensável para a vitalidade dos próprios animais. Sendo este um espaço murado e sem predadores naturais, a actividade cinegética permite manter o equilíbrio das diferentes populações animais que vivem na TNM e, simultaneamente, limitar a pressão dos animais sobre a vegetação”.

Gestão cinegética

Acrescenta a Tapada de Mafra que a gestão cinegética inclui um conjunto de acções técnicas. Entre estas, incluem-se a “gestão rigorosa da densidade das populações cinegéticas, a gestão da vegetação de modo a melhorar as condições de habitat e o fornecimento de alimento aos animais em períodos de escassez. A gestão cinegética tem também um importante papel ecológico por substituir a função cumprida, em tempos remotos, por predadores como, por exemplo, o lobo-ibérico. A pressão dos animais sobre a vegetação é assim mantida em níveis equilibrados, evitando a sua degradação”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

FilCork estima produção de 4,5 milhões de arrobas de cortiça em Portugal em 2024

Partilhar              A FilCork – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça estima uma produção de cortiça na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.