A Syngenta está a preparar um pivot demonstrativo de milho nos campos da AgroGlobal, em Valada do Ribatejo, com “tecnologias inovadoras e sustentáveis para a cultura”, em parceria com as empresas Alltech, Aquagri e Lagoalva.
Esta montra tecnológica apresenta soluções inovadoras nas áreas das sementes, herbicidas, nutrição e gestão de rega, que contribuem para a inovação e sustentabilidade na cultura do milho.
Não podendo realizar-se em 2020 a feira AgroGlobal, por força das circunstâncias da actual pandemia, a Syngenta prepara igualmente um stand virtual para dar a conhecer as suas soluções e tecnologias de protecção das plantas e sementes e os seus projectos de agricultura sustentável e responsabilidade ambiental. O stand virtual estará disponível no site da Agroglobal: aqui.
Neste pivot demonstrativo de milho, a Syngenta dá a conhecer uma genética renovada nas sementes de milho para silagem: SY Gladius, híbrido com tecnologia PowerCell, que garante maior digestibilidade da fibra do milho pelas vacas, com impacto directo no aumento da produção de leite; SY Fuerza, híbrido com tecnologia Artesian, mais tolerante ao stress hídrico, e o novíssimo projecto MaxiMaize (2 variedades), que será lançado no mercado nacional em 2021.
Protecção das culturas
Na área da protecção das culturas, a Syngenta apresenta os resultados da sua estratégia de controlo de infestantes com o consagrado herbicida Lumax. Com uma aplicação de 4L/ha em pré-emergência, obteve um campo limpo de gramíneas, folhas largas e ciperáceas, permitindo uma “excelente gestão das resistências das infestantes”, graças às 3 substâncias activas/3 modos de acção do Lumax.
Destaque para a selectividade do Lumax na cultura do milho e a sua ampla janela de aplicação (da pré-emergência até às 4 folhas da cultura), com uma dose única ao longo da campanha. Camix foi o outro herbicida Syngenta aplicado neste pivot demonstrativo (3,75 L/ha). Formulado com 2 substâncias activas, tem ampla janela de aplicação e proporciona uma boa gestão das resistências das infestantes.
A Lagoalva realizou a sementeira das variedades de milho Syngenta no pivot demonstrativo da AgroGlobal com o novo semeador Maestro 8 CV da Horsch, que garante regularidade da sementeira e boa precisão de profundidade, com opção de regulação automática da pressão ao solo.
A Aquagri instalou sondas de medição da humidade do solo no pivot demonstrativo de milho. Estes equipamentos fazem a recolha de dados até 60 cm de profundidade do solo, com medições de 10 em 10 cm, ajudando a perceber a dinâmica da água no solo, a cada momento. Estes dados, complementados com outros obtidos por imagens de satélite através da plataforma online FieldClimate, ajudam na tomada decisões de gestão da rega.
Já o protocolo Alltech Crop Science aplicado no pivot demonstrativo de milho com variedades Syngenta na AgroGlobal consistiu em três pilares fundamentais: saúde de solo (Soil-Set Aid e Contribute ibk para bioestimular e bioactivar a microbiologia do solo); nutrição das plantas (Sol-Plex Zn Nogal e Sol-Plex Nuphos para aportar à planta zinco e magnésio, essenciais ao desenvolvimento vegetativo) e rendimento da produção (Impro Grain).
Agricultura e Mar Actual