A cerimónia do prémio International Intralogistics and Forklift Truck of the Year (IFOY) 2024 decorreu em Baden, Áustria, na noite de sexta-feira passada. O inovador stacker eléctrico EJC 112i da Jungheinrich, especialista em soluções de intralogística, foi distinguido com o prestigiado prémio na categoria “Warehouse Truck highlifter”. O EJC 112i é o highlifter eléctrico mais compacto e potente da sua classe.
A Jungheinrich focou-se pela primeira vez no uso de tecnologia de iões de lítio de última geração num stacker pedestre no segmento de entrada. Para economizar espaço, a Jungheinrich instalou módulos de bateria de iões de lítio no stacker, que são muito menores do que as baterias convencionais de chumbo-ácido, refere uma nota de imprensa da empresa.
O EJC 112i com uma bateria de 100 Ah tem uma dimensão L2 de apenas 604 mm, tornando-o 19 mm mais curto do que o stacker concorrente mais compacto actualmente no mercado. “O resultado é um raio de viragem impressionante que permite mesmo aos utilizadores inexperientes manobrar o veículo de forma fácil, precisa e segura, nomeadamente em corredores estreitos e áreas de armazenamento”, diz a mesma nota.
“Não se aplica mais a regra de que quanto menor e mais leve for a bateria e o equipamento, menor será a estabilidade e, portanto, a capacidade de carga residual. Com o EJC 112i, conseguimos alcançar uma combinação de compacidade e desempenho inigualável neste segmento”, explica Christian Erlach, CSO da Jungheinrich.
Ao optimizar o centro de gravidade do equipamento, a estabilidade do stacker eléctrico de elevação foi significativamente melhorada mais uma vez, garante a mesma nota. O resultado é um aumento considerável da capacidade de carga residual em até 250 kg.
E acrescenta que “o EJC 112i estabelece agora a referência no seu segmento de stackers, com uma capacidade de carga residual de 650 kg ao longo de 4,70 metros. O stacker eléctrico também e destaca pelas suas velocidades de elevação e rebaixamento particularmente rápidas”.
Agricultura e Mar