A SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves apresenta, no próximo dia 12 de Dezembro, entre as 18 horas e as 19h30, na Faculdade de Ciências de Lisboa, os resultados da Lista vermelha das Aves de Portugal Continental e do II Atlas das Aves Nidificantes. A participação é gratuita. Pode também assistir à transmissão online da palestra, via Zoom.
Os documentos foram desenvolvidos por por uma parceria de várias organizações, com a participação de mais de 400 ornitólogos voluntários e profissionais, e “evidenciam tendências muito preocupantes nas populações de aves de zonas agrícolas, migradoras de longa distância e nas aves marinhas”, refere uma nota de agenda da SPEA.
Segundo os responsáveis pela SPEA, “1 em cada 3 populações de aves portuguesas está ameaçada de extinção. Para as aves de zonas agrícolas (como sisão, abetarda, rolieiro e picanços), as migradoras de longa distância e as aves marinhas, a situação é particularmente preocupante: aumentou o seu risco de extinção e diminuiu a sua área de distribuição no nosso País”.
Estas são algumas das tendências evidenciadas pelos resultados da Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental e do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal. “Os resultados destes dois projectos são de grande importância para o conhecimento e para a conservação das aves em Portugal”, acrescenta a mesma nota.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.
Programa
18 h00 – Enquadramento do projecto
Carlos Albuquerque, Director do Departamento de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, ICNF
18h10 – Resultados do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal.
Domingos Leitão, Director Executivo, SPEA
18h30 – Revisão da Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental.
Ricardo Jorge Lopes, CIBIO/BIOPOLIS
18h50 – Debate
Agricultura e Mar