Início / Agricultura / Sistema Nacional de Registo Animal tem novas ferramentas

Sistema Nacional de Registo Animal tem novas ferramentas

O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que passou a disponibilizar duas ferramentas que pretendem melhorar a utilização da base de dados do Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA).

Neste contexto, foi reestruturada a aplicação de Registo de Nascimentos de Bovinos, na qual já é possível registar mais que um nascimento por formulário, acrescentando um conjunto adicional de informações. Foi também revista a articulação com as associações no que respeita ao Registo de Raças Especiais, através de um sistema de alarmística que informa a associação no sentido de actuar nos pedidos de registo de animais dessa raça especial.

Estas ferramentas vão estar disponíveis para:

Beneficiários (apenas para o próprio NIF/ME)
Utilizadores externos:
– Utilizadores de entidades protocoladas com o IFAP
– Utilizadores de entidades oficiais
– Utilizadores específicos, responsáveis pelo registo de dados de animais de raças especiais.

Neste enquadramento, disponibilizaram-se, ainda, dois tipos de correcções sobre Movimentação de Bovinos com o objectivo de:

1 – Corrigir guias que tenham sido eliminadas indevidamente pelo utilizador, tendo ficado no estado (-1). Deste modo, depois de criado, validado e submetido o documento de correcção, a guia voltará ao estado inicial (1), estando disponíveis para:

  • Utilizadores dos serviços oficiais – Perfil especial DGAV (372)
  • Utilizadores das confederações – Perfil 320 e 321

2 – Corrigir guias, que tenham animais nas quais o detentor de destino tenha assinalado a ocorrência “Não chegou” e o detentor de origem confirme essa mesma ocorrência. Deste modo, depois de criado, validado e submetido o documento de correcção, será criada uma nova versão da guia e esses mesmos animais voltarão ao detentor de origem do movimento.

O IFAF chama a atenção para que só poderá ser feita a correcção “Não chegou” se as guias de Origem e de Destino se encontrarem submetidas por ambos os detentores.

As guias deverão ter os estados (12) e (4), respectivamente e estarão disponíveis para Utilizadores dos serviços oficiais – Perfil especial DGAV (372).

Para esclarecimentos adicionais poderá contactar o IFAP, através do endereço de correio electrónico ifap@ifap.pt ou ainda pelos restantes canais de atendimento que tem ao seu dispor: atendimento presencial, na Rua Fernando Curado Ribeiro, n.º 4G, em Lisboa, atendimento electrónico ou pelo Atendimento Telefónico, através do 217 513 999.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.