A Siemens foi o parceiro escolhido pela Acciona Portugal para fornecer e instalar os sistemas de comando e controlo das centrais de dessalinização de água do mar das ilhas do Sal e São Vicente, em Cabo Verde.
Cada uma destas centrais, que utiliza a eficiente tecnologia de osmose inversa (processo através do qual se obtém uma água química e bacteriologicamente potável, livre de contaminantes), fornece 10.000m3 de água potável por dia, abastecendo uma população de 100.000 habitantes.
A solução integrada de instrumentação e automação que as equipas de engenharia da Siemens instalaram nestas centrais permite que estas operem de forma totalmente automática e autónoma, e que sejam monitorizadas remotamente, permitindo fazer manutenção preditiva, reduzindo custos e aumentando a fiabilidade geral dos sistemas.
Combater a escassez de água potável
“Em Cabo Verde, a dessalinização da água do mar tem vindo a ajudar a combater a escassez de água potável e a seca. É por isso, para a Siemens, extremamente importante ter feito parte de dois projectos que estão a ter um impacto muito positivo na vida das pessoas que vivem e visitam estas ilhas”, afirmou António Mira, responsável pela área da Indústria da Siemens Portugal.
“Através deste projecto, é possível fazer um controlo mais simples e flexível da produção de água potável, gerir de forma centralizada os dados operacionais e os sistemas informáticos, bem como fazer uma gestão mais eficiente dos activos, optimizando a manutenção e reduzindo os tempos de paragem dos equipamentos”, acrescentou o responsável da Siemens.
Para Emanuel Correia, managing director da Acciona Água Portugal, “foi um privilégio para a empresa ter sido adjudicatária da construção destas duas centrais de dessalinização, tendo podido contribuir activamente para a melhoria e bem-estar da população destas duas ilhas. A colaboração e a parceria levada a cabo com a Siemens Portugal fizeram com que se conseguisse dotar estas instalações com a melhor tecnologia disponível a nível de automação e comando, permitindo a operação e manutenção das mesmas com grande segurança e fiabilidade”.
Simatic PCS7
A intervenção da Siemens nestas duas centrais, que se encontram já em plena operação, incluiu o desenvolvimento e fornecimento de todo o projecto de automação e comando e também do software e hardware de automação, sustentados pela plataforma de controlo distribuído Simatic PCS7.
O Simatic PCS7 é um sistema de automação de processos destinado à flexibilização, escalabilidade, disponibilidade e segurança de infraestruturas industriais, ajudando as indústrias de processo na sua transformação digital através de hardware e software inovadores.
Agricultura e Mar Actual