Início / Agricultura / Ambiente / SGS renova certificações da Sociedade Ponto Verde

SGS renova certificações da Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) viu renovada, pela SGS Portugal, a certificação do seu sistema de gestão integrado com o âmbito “Gestão Administrativa do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagens”, pelos referenciais ISO em matéria de ambiente e de qualidade.

Segundo o director-geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, a SPV “é a primeira entidade gestora a transitar para os referenciais de 2015 da ISO 9001 e da ISO 14001. Estas normas permitem um período de transição de até 3 anos mas resolvemos antecipar o processo, pois consideramos que estes referenciais são fundamentais para a nossa estratégia de actuação e para a nossa aposta numa melhoria contínua. Esta renovação espelha a confiança que os nossos clientes podem ter nos serviços da Sociedade Ponto Verde”.

As normas ISO 9001 e ISO 14001 são referenciais internacionais de gestão da qualidade e gestão ambiental, respectivamente, aplicáveis a todas as organizações independentemente da dimensão ou sector de actividade. Estes referenciais permitem às organizações comprovar o seu compromisso com a qualidade e satisfação das partes interessadas e com a protecção ambiental. Neste sentido, as práticas dos sistemas de gestão são actualizadas, assegurando o cumprimento da legislação e a melhoria contínua.

Normas com novos conceitos

Nas suas versões de 2015, estas normas introduzem novos conceitos como a análise de contexto, o relacionamento com as partes interessadas, o pensamento baseado no risco e a perspectiva de ciclo de vida na área ambiental.

Elisabete Martins, auditora coordenadora da SGS, afirma que “todo o processo de escutar as necessidades de várias partes interessadas da sociedade, desde consumidores a produtores de embalagens até a operadores e recicladores, entre outros, é um desafio que já fazia parte das preocupações da SPV. Contudo, torna-se agora uma parte integrante do seu sistema de gestão, sendo uma mais-valia para uma organização como a SPV”.

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde.

Quanto à SGS Portugal, faz parte do Grupo SGS, líder mundial em inspecção, verificação, testes, formação e certificação, que conta com 1800 escritórios e laboratórios e 85 000 colaboradores em todo o mundo.

Fundada em 1878, a SGS está sedeada em Genebra, na Suíça. Em Portugal desde 1922, a SGS está presente em todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira, através de uma rede de 9 escritórios e laboratórios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.