Início / Agricultura / SGS compra laboratório de biologia molecular à startup Biopremier

SGS compra laboratório de biologia molecular à startup Biopremier

A SGS adquiriu o laboratório de referência em Portugal para a comunidade europeia na área da biologia molecular, a Biopremier. Esta é uma startup nascida na Faculdade de Ciências de Lisboa, pioneira na aplicação do NGS – Next Generation Sequencing, no sector agro-alimentar.

A Biopremier foi fundada em 2003 e rapidamente se tornou um caso exemplar de empreendedorismo quando os fundadores, após a crise da “carne de cavalo”, procuraram dar resposta analítica a essa situação, através do desenvolvimento de um novo método que veio provocar uma alteração no paradigma nas análises alimentares. Este método utilizado pela Biopremier, ao invés de pesquisar a presença/ausência de determinada espécie num alimento, identifica a totalidade das espécies presentes no mesmo.

Até então, o NGS era fundamentalmente dirigido a ensaios clínicos para humanos. Através do trabalho desenvolvido pela Biopremier foi possível alargar o espectro de aplicação do NGS ao sector agro-alimentar.

A aposta na investigação e inovação por parte da Biopremier não se restringe ao sector agro-alimentar, já que o NGS pode ser aplicado a inúmeros produtos de vários sectores, como o cosmético ou o têxtil. Qualquer amostra que contenha DNA é passível de ser analisada pelo NGS.

Espelho da inovação

Segundo João Marques, presidente do conselho de administração da SGS Portugal “a Biopremier é o espelho da inovação e empreendedorismo, com os quais a SGS Portugal se identifica. O nosso compromisso é apresentar os melhores serviços aos nossos clientes e esta aquisição acrescenta o NGS às soluções já existentes nos laboratórios da SGS. Este método permitirá à SGS fornecer um serviço mais completo e diferenciador”. E acrescenta que “a aquisição da Biopremier permite que o Grupo SGS tenha em Portugal, um centro global de investigação, desenvolvimento e inovação, que funcionará com hub regional de análises de biologia molecular da SGS”.

A SGS Portugal faz parte do Grupo SGS, líder mundial em inspecção, verificação, testes, formação e certificação, que conta com 1800 escritórios e laboratórios e 85 000 colaboradores em todo o mundo. Fundada em 1878, a SGS está sedeada em Genebra, na Suíça. Em Portugal desde 1922, a SGS está presente em todo o território nacional, incluindo Açores e Madeira, através de uma rede de 9 escritórios e laboratórios.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sakata coloca em Almería a primeira pedra da sede central para Espanha e Portugal

Partilhar              A Sakata colocou a primeira pedra das novas instalações centrais da empresa na Península Ibérica. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.