A Câmara Municipal de Setúbal aprovou hoje, 14 de Agosto, em reunião pública, um parecer favorável à Proposta de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da Marina de Setúbal, projecto da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS).
O projecto de construção de uma marina na área actualmente ocupada pela Doca do Clube Naval Setubalense, na frente ribeirinha da cidade, resulta de um trabalho conjunto desenvolvido entre a APSS e o município de Setúbal, no âmbito de um grupo de trabalho constituído para o efeito, refere uma nota de imprensa da autarquia.
A Câmara, que se pronunciou no âmbito do processo de consulta pública concluído esta quarta-feira, emitiu parecer favorável à Proposta de Definição de Âmbito do Estudo de Impacte Ambiental, acompanhado de alguns contributos a incluir no documento final, acrescenta a mesma nota.
Refira-se que este projecto visa a construção da Marina de Setúbal, na área actualmente ocupada pela doca do Clube Naval Setubalense, e insere-se numa zona para a qual se preconiza uma ampla operação de regeneração urbana entre as docas das Fontainhas e dos Pescadores, a enquadrar em Plano de Pormenor.
A futura marina irá localizar-se no estuário do Sado, situada na frente ribeirinha e na zona central da cidade de Setúbal.
Com a concretização do projecto da Marina de Setúbal pretende-se alcançar os seguintes objectivos:
- Promoção do desenvolvimento do turismo náutico em Setúbal, através de uma nova infra-estrutura de excelência dedicada à náutica de recreio, em estreita relação com a cidade;
- Promoção da economia do mar;
- Fomento de uma cultura ligada ao mar, através do aumento da oferta de serviços ligados à náutica de recreio, aos desportos náuticos e outras actividades económicas directa e indirectamente associadas;
- Promoção de uma maior e melhor articulação com o projeto turístico de Tróia;
- Potenciação da regeneração urbana da frente ribeirinha de Setúbal;
- Reforço da centralidade do centro histórico;
- Promoção de uma maior e melhor relação entre a cidade e o rio;
- Atracção de novos investimentos e obtenção de benefícios socioeconómicos para a região, aumentando a rentabilidade das actividades turísticas e a redução dos efeitos de sazonalidade, criando emprego de qualidade.
Saiba mais sobre o projecto da Marina de Setúbal aqui.
Agricultura e Mar