Início / Agricultura / Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores promove ciclos do Linho e da Lã

Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores promove ciclos do Linho e da Lã

O Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores está a desenvolver o projecto “Ciclos – Quotidiano com Sentido”, uma iniciativa que pretende recriar o ciclo do Linho e da Lã, no sentido de juntar as pessoas ao redor destas duas actividades, de forma a vivenciá-los pela descoberta e partilha de conhecimentos.

Explica o Executivo açoriano em nota de imprensa que este é um projecto-piloto, da autoria da Inês Valente Milagres, em parceria com o Atelier Quotidiano Integral Living, que surge pelo facto de na Ilha das Flores ainda ser possível recuperar vivências de outros tempos, no sentido de manter viva a história, usos e costumes, e voltar a trazer sustentabilidade a estes ciclos, torná-los reais e vivos.

O projecto tem vindo a desenvolver-se sob a forma de momentos de demonstração e partilha. No dia 2 de Maio teve lugar o primeiro evento, designado de “Semeando”, que contou com a participação especial das crianças da escola de Ponta Delgada, na sementeira do linho, tendo sido semeados, no total, três campos de experimentação.

No dia 18 de Maio decorreu o segundo evento, com a participação das crianças do ATL Girassol de Santa Cruz das Flores, que assistiram à tosquia efectuada de forma tradicional por António Jacinto Salvador Furtado.

Tosquiando e Lavando

Os terceiro e quarto eventos tiveram lugar nos dias 15 e 16 de Maio e designaram-se “Tosquiando e Lavando”, permitindo que as crianças do 1º e 2º anos das Lajes e de Santa Cruz das Flores tivessem a oportunidade de assistir e participar na tosquia de ovelhas.

Tendo em conta que o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores pretende que este seja “um projecto promotor do intercâmbio intergeracional de conhecimentos, adaptando a participação às várias faixas etárias e estratos da população, desenvolveram no dia 22 de Maio o quinto encontro denominado “Queremos aprender convosco” – Ciclo da lã, trazendo até ao projecto antigas tecedeiras da Ilha das Flores que, com a sua gentileza, transmitiram os seus conhecimentos”.

“Num momento enriquecedor e de grande partilha de conhecimentos e experiências, esta acção contou com a adesão da comunidade em geral e com a participação das crianças do CATL da Casa do Povo das Lajes das Flores. Marcou ainda presença neste evento o Director Regional da Agricultura, Pedro Hintze Ribeiro”, adianta a mesma nota.

Já no início do mês de Junho, realizaram-se três iniciativas que contaram com a participação das crianças da escola das Lajes e Santa Cruz, respectivamente 3º, 4º e, 5ºe 6º anos, onde marcaram presença, em dias diferentes, o presidente do conselho de administração do IROA e o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, respectivamente.

No dia 23 de Junho realizou-se o nono encontro, denominado “Encontro com a Comunidade” que contou com a participação do Grupo de idosos do Centro de dia da Casa do povo de Ponta Delgada.

A actividade desenvolvida no âmbito deste projecto pode ser acompanhada através das redes sociais, no Facebook (aqui), ou no Instagram, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.