A ACOS – Associação de Agricultores do Sul e o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo organizam o Seminário Inovação na Rastreabilidade Alimentar, a ter lugar no próximo dia 6 de Outubro, a partir das 14h30, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. O evento é integrado na programação da Rural Beja 2017.
Aquelas entidades vão apresentar, em seminário, novas ferramentas genéticas e químicas para identificação da autenticidade de produtos agro-alimentares. A entrada é livre mas a inscrição é obrigatória, aqui.
Sabe como pode comprovar a genuinidade de um produto agro-alimentar? O Seminário – Inovação na Rastreabilidade Alimentar pretende discutir as mais-valias da rastreabilidade, como garantia de autenticidade de produtos alimentares.
O azeite, o vinho, o queijo, a carne e outros produtos alimentares possuem um código de ADN específico, por outras palavras, uma impressão digital, que nos fornece informação relevante sobre determinado produto. Os sistemas de rastreabilidade deverão permitir contar a história de um determinado produto e gerar informação com elevado nível de detalhe, fornecendo respostas inovadoras e ferramentas imprescindíveis para as crescentes exigências legais, de mercado e dos consumidores, no que respeita à qualidade e segurança dos produtos que consomem, explica a organização do evento.
Novas ferramentas
Com este seminário, a ACOS e o CEBAL pretendem discutir as mais-valias da rastreabilidade, como garantia de autenticidade de produtos alimentares, e dar a conhecer novas ferramentas, quer químicas quer genómicas que podem ser introduzidas nos sistemas de rastreabilidade, conferindo-lhes maior robustez e credibilidade. A rastreabilidade nos processos de certificação será também discutida, com foco para novos desafios que se impõem nesta área.
Destinado a todos os intervenientes da fileira agro-alimentar, desde produtores, distribuidores, entidades certificadoras e comunidade científica, este Seminário contará com a participação de especialistas com trabalho reconhecido na área.
Agricultura e Mar Actual