O sector agroalimentar não parou apesar da pandemia de Covid-19. E continuou a aumentar as exportações. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), ao “analisarmos as exportações do sector relativas ao mês de Junho de 2020, quando comparadas com os dados registados no mesmo mês de 2019, verifica-se um aumento das exportações em 5,2%, passando de 524 para 552 milhões de euros, e um ligeiro decréscimo das importações no valor de 0,7%, descendo estas de 807 para 801 milhões de euros”, realça uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.
“As exportações do sector agroalimentar estão a dar sinais de retoma, apesar do contexto ainda marcado pelos efeitos sócio-económicos da pandemia em que vivemos”, reforça a mesma nota.
A única categoria económica a crescer
De realçar que de todas as grandes categorias económicas, os produtos alimentares e bebidas foram a única a aumentar as exportações em Junho de 2020, face a igual mês do ano passado.
Também no que respeita ao acumulado de Janeiro a Junho de 2020, em relação ao período homólogo de 2019, “registou-se um ligeiro acréscimo das exportações, de 3.271 para 3.285 milhões de euros (+0,4%), e uma diminuição das importações, de 5.101 para 4.870 milhões de euros (-4,5%)”, refere ainda o Ministério da Agricultura.
“Avaliados estes dados do complexo agroalimentar por tipo de produto, verificamos que as plantas vivas e os produtos de floricultura são os que revelam um comportamento mais positivo, a crescerem 39,7%, seguindo-se os vinhos e mostos, com um aumento de 16%, os frutos, com os citrinos e melões em destaque, a crescerem 6,2% e os produtos lácteos, ovos e mel, a subirem no mês Junho 4,4%, quando comparado com o mesmo período do ano passado”, conclui a nota de imprensa do Ministério da Agricultura.
Agricultura e Mar Actual