Início / Agricultura / Secretário de Estado da Agricultura na Alemanha a apoiar a floricultura nacional

Secretário de Estado da Agricultura na Alemanha a apoiar a floricultura nacional

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, visitou hoje, 25 de Janeiro, a IPM Essen, a maior feira de plantas do mundo, que ontem foi inaugurada naquela cidade da Alemanha. Luís Vieira visitou os produtores nacionais que, pela primeira vez, integram a representação da Portugal Fresh no certame.

No total, são mais de 1.500 expositores de 50 países, que levam para apresentar o melhor da horticultura e da floricultura ao público, numa feira de características empresariais, com uma forte componente técnica.

Os expositores nacionais concentram-se no sector da floricultura e plantas ornamentais, um sector que assegura 3.700 postos de trabalho em 1.010 explorações e que apresenta um volume de negócios anual de 450 milhões de euros, segundo uma nota do Ministério da Agricultura.

Exportações crescem 11%

No domínio das exportações, os dados dos primeiros 11 meses de 2016, revelam um crescimento das exportações de 22% relativamente ao período homólogo de 2015, bastante acima da média dos anos anteriores onde se registou um crescimento médio anual de 4%.

Segundo Luís Vieira, são sinais muito positivos para as exportações nacionais de plantas vivas e produtos da floricultura que em 2016 atingiram o montante de 73 milhões de euros.

Luís Vieira faz uma leitura integrada dos dados: “estes valores revelam que estamos em presença de um sector com crescimento dinâmico, com o qual contamos para atingir o objectivo de prosseguir o equilíbrio na balança comercial agrícola em valor até 2021 e este sector está a dar um contributo positivo nesse sentido”.

O secretário de Estado tem vindo a acompanhar o sector, lembrando que “este enquadramento através da Portugal Fresh, pela primeira vez, de um conjunto de empresários na IPM Essen, na Alemanha, é um passo importante na afirmação internacional do sector, que lhe dará uma maior visibilidade e ampliará seguramente as oportunidades de negócio”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.