Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Secretária de Estado das Pescas debate quotas de atum e espadarte no Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da UE

Secretária de Estado das Pescas debate quotas de atum e espadarte no Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da UE

A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participa, a 11 e 12 de Outubro, no Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia, que decorrerá no Luxemburgo.

Este Conselho inicia-se com o debate sobre as quotas de pesca para 2022, no Mar Báltico, com vista à sua aprovação. “Apesar de Portugal não dispor de quotas nesta área, as decisões que se tomarem acabam por estabelecer os precedentes para o Conselho de Dezembro, onde são aprovadas as quotas que interessam a Portugal”, explica uma nota de agenda do Ministério do Mar.

Por último, serão estabelecidas as bases do mandato para a reunião anual da ICCAT/CICTA (Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico) onde são definidas quotas importantes para Portugal, tais como as dos atuns e do espadarte.

Serão, também, debatidas as linhas de orientação que devem presidir às negociações das possibilidades de pesca para 2022 dos stocks partilhados com o Reino Unido.

E ainda no âmbito das oportunidades de pesca para 2022, haverá um debate sobre os princípios gerais e as prioridades que a União Europeia deve seguir nas negociações anuais entre a UE-Noruega e os Estados Costeiros.

O Conselho de Agricultura e Pescas reúne os ministros de cada Estado-membro da UE. A maior parte dos Estados-membros faz-se representar por um único ministro para ambos os sectores, embora alguns enviem dois ministros, um para a agricultura e outro para as pescas.

Participam também nas reuniões o comissário europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, o comissário europeu responsável pela Saúde e Segurança Alimentar ou o comissário europeu responsável pelos Assuntos Marítimos e Pescas. As reuniões são geralmente mensais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.