A ALIF — Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtos, Alimentares “é uma das mais importantes associações empresariais do sector da pesca, congregando os grandes industriais e comerciantes de pescado do nosso País. É um dos motores da internacionalização das empresas portuguesas na área e responsável por transformar o pescado numa das principais exportações da área do agroalimentar”.
As declarações são da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, que esteve presente no jantar de Natal da ALIF, a convite da sua direcção e do seu presidente, o Comendador Manuel Tarré (também presidente da Gelpeixe.
“Esta área do sector da pesca foi amplamente apoiada pelo Mar 2020. O programa foi objecto de uma grande procura, o que contribuiu para uma execução global do programa, no final de Novembro, de 95%. E a indústria do pescado vai poder continuar a contar com as medidas de apoio do novo Programa Mar 2030, com uma despesa pública prevista de 539,9 milhões de euros”, adiantou Teresa Coelho.
A ALIF resulta da fusão, no ano de 2021, da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio com a Associação dos Comerciantes de Pescado. Ambas as entidades entenderam que ao fim de mais de 40 anos a defender interesses comuns era “tempo de criar as sinergias necessárias para um corpo associativo mais expressivo”.
A Associação representa as empresas ao nível das federações nacionais e internacionais e contribui para a elaboração de legislação nacional e europeia que afecta directamente as actividades industriais e comerciais.
Agricultura e Mar