Um total de 2.378 empresas, representativas dos vários sectores de actividade, foram distinguidas, na passada quarta-feira, 17 de Abril, com o estatuto PME Excelência 2018.
A cerimónia que decorreu no Altice Forum Braga, onde estiveram presentes o primeiro-ministro, António Costa o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.
O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com o Turismo de Portugal, o Sistema Nacional de Garantia Mútua e os principais bancos portugueses, homenagearam assim, uma vez mais, as melhores PME portuguesas, que se evidenciaram pelos seus desempenhos e indicadores de gestão.
Maioria são empresas de pequena dimensão
A maioria das PME Excelência 2018 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 2.378 empresas distinguidas, 70% (1652) são pequenas, 25% (604) são médias e os restantes 5% (122) representam as micro-empresas.
No que se refere à distribuição sectorial, a indústria e o comércio continuam a ser as actividades com maior representatividade, com 719 empresas (30,2%) e 603 empresas (25,4%), respectivamente. Logo a seguir, destacam-se o sector do turismo (19,8%), com 472 empresas, e o sector dos serviços (12%), com 286.
Autonomia financeira
Quanto aos principais indicadores económico-financeiros das PME Excelência dos últimos três anos, os dados revelam um crescimento do indicador de Autonomia Financeira na ordem dos 60%, que comprova a solidez financeira deste universo de empresas.
De destacar ainda que a Rendibilidade do Capital Próprio tem-se mantido neste período nos 27% e a Rendibilidade Económica do Activo em 25%.
Pode consultar os critérios de selecção das empresas PME Excelência 2018 aqui.
Costa: PME “são a raiz, o motor e músculo da economia do País”
António Costa esteve na cerimónia e destacou o papel fundamental das pequenas e médias empresas (PME) o crescimento da economia, afirmando que “a realidade efectiva da nossa economia assenta num tecido muito sólido de PME, que dinamizam e são a raiz, o motor e músculo da economia do País”, e acrescentando que “são estas empresas que fazem mexer a nossa economia”.
A designação de PME Excelência destaca as empresas com um elevado desempenho económico e financeiro. Em 2018, o número de empresas distinguidas aumentou 22% em relação a 2017 e 57% em relação a 2015.
86.606 postos de trabalho
Em conjunto, as PME Excelência 2018 são responsáveis por 86.606 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 10 mil milhões de euros, o que representa um crescimento médio de 19,3% em relação ao ano anterior, dos quais 24% são resultantes de exportações.
A maioria das empresas PME Excelência 2018 encontra-se sediada nas regiões Norte e Sul do País. Consulte as listas regionais PME Excelência 2018:
Pode consultar a lista completa das PME Excelência 2018, bem como o perfil destas empresas de mérito reconhecido aqui.
Se quiser rever toda a cerimónia PME Excelência 2018, que foi transmitida em directo através do canal de Youtube do IAPMEI, clique aqui,
Agricultura e Mar Actual