O Banco Santander Totta vai disponibilizar ao longo do ano 210 bolsas de mobilidade para estudantes, professores e investigadores em países ibero-americanos, num investimento superior a meio milhão de euros. A nova edição do Programa de Bolsas de Mobilidade está a decorrer desde o início do mês e abrange 22 Universidades e Institutos Politécnicos em Portugal.
A iniciativa visa fomentar o intercâmbio de alunos e investigadores entre Universidades dos dois continentes. De Portugal, mais de 1.500 estudantes já tiveram a oportunidade de ter uma experiência do outro lado do Atlântico ao abrigo deste programa.
O programa é desenvolvido pelo Grupo através do Santander Universidades em 10 países do Grupo – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú, Portugal, Porto Rico e Uruguai, sendo disponibilizadas no total 3000 bolsas, num investimento anual de 9 milhões de euros.
Alunos de licenciatura e mestrado
Em Portugal, os alunos de licenciatura e mestrado podem optar pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras ou pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas. Em ambos os casos, os estudantes beneficiam de um intercâmbio de 6 meses numa Universidade participante. Os professores e investigadores podem usufruir do Programa de Bolsas Santander Investigação, que proporciona estadias de 2 meses ou, se forem alunos de doutoramento, bolsas de 4 meses.
As candidaturas a cada um dos três programas devem ser formalizadas junto dos Gabinetes de Relações Internacionais de cada Universidade e, posteriormente, devem ser submetidas no site www.becas-santander.com, que reúne mais informações sobre os programas.
A concessão de bolsas e a mobilidade internacional são dois eixos importantes do apoio do Santander ao Ensino Superior. Em 2015 foram concedidas mais de 35.000 Bolsas Santander para universitários de todo o mundo. Trata-se do maior investimento em programas de bolsas e mobilidade realizado por uma instituição privada. Deste número, 44% foram bolsas de mobilidade, 31% estágios em empresas, 21% bolsas de estudo e 4% prémios de excelência.
Em Portugal, em 2016, o banco investiu 6,8 milhões de euros em actividades relacionadas com responsabilidade corporativa, entre os quais 5.9 milhões directamente no Ensino Superior em Portugal. Deste montante, foram entregues 975 bolsas e prémios aos universitários.
Instituições participantes em Portugal:
Agricultura e Mar Actual