O Santander Totta dedicou mais de 6,8 milhões de euros à Responsabilidade Social, 5,9 milhões, em 2016, dos quais ao Ensino Superior. No plano social, apoiou mais de 7.500 pessoas, através de 80 instituições sociais.
Estes são alguns dos dados descritos no Relatório de Sustentabilidade que o Santander Totta lança agora referente às iniciativas de Sustentabilidade desenvolvidas no ano anterior. “Com a missão de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das empresas, o banco apoia a comunidade através do Ensino Superior, do apoio ao empreendedorismo e criação de emprego e de iniciativas ligadas à solidariedade, à educação infantil, à educação financeira e ao meio ambiente”, afirma um comunicado da instituição bancária.
O investimento no Ensino Superior é feito através dos 50 protocolos que o banco tem com as Universidades e os Politécnicos portugueses, que permitiu a entrega de 975 bolsas e prémios durante 2016, para além do apoio a vários projectos, como a 1ª edição do Prémio de Voluntariado Universitário e os Programas de Bolsas de Mobilidade Internacional e de Bolsas de Estágio em PME.
Colaboração com 80 instituições
A nível social, o banco colaborou com mais de 80 instituições sociais e apoiou 7.543 pessoas em iniciativas de apoio à comunidade. Deste número, 4.145 beneficiaram de programas de bem-estar social, 2.882 pessoas de programas de educação no ensino básico e secundário e 544 de iniciativas de empreendedorismo e criação de emprego.
A gestão ambiental é também “um pilar importante da estratégia de sustentabilidade do banco, adoptando há vários anos uma política rigorosa de controlo e redução dos consumos e de sensibilização dos seus colaboradores. Na recente ampliação da sede operacional implementaram-se sistemas que permitem a redução energética significativa em relação às soluções convencionais, como sistemas de iluminação led, ar condicionados com sistema de indução que se caracteriza pelo conforto térmico e ausência de ruídos, sistema de freecooling e aproveitamento das águas pluviais para rega da cobertura que está inserida no corredor verde de Monsanto”, adianta a mesma fonte.
Para além da sociedade, o Santander Totta “manteve uma relação muito próxima com os outros grupos de interesse – colaboradores, clientes e accionistas, baseado no princípio de fazer as coisas de um modo simples, próximo e justo”, acrescenta o comunicado.
O Relatório de Sustentabilidade 2016 pode ser consultado aqui.
Agricultura e Mar Actual