A Sakata colocou a primeira pedra das novas instalações centrais da empresa na Península Ibérica. A cerimónia foi presidida pelo presidente da Sakata Seed Corporation, Hiroshi Sakata, acompanhado pelo Embaixador do Japão em Espanha, Takahiro Nakamae, e pelo presidente da Câmara Municipal de Vícar, Antonio Bonilla.
A sede de Almería, cuja conclusão das obras está prevista para 2026, torna-se assim um ponto estratégico para a visão empresarial da Sakata, uma vez que esta região de Espanha é atualmente um dos mercados mais importantes para a indústria de sementes na Europa. O novo centro terá um papel essencial nos avanços tecnológicos em culturas hortícolas, com foco no tomate, pimento, pepino, curgete e melão, entre outros.
O presidente da empresa destacou a importância deste novo edifício para o futuro da instituição: “chegou o momento de dar o próximo passo para consolidar a nossa empresa no sector de sementes mais dinâmico do Mundo através da nova sede. Estamos convictos de que o edifício será um centro de inovação e facilitará a colaboração entre as nossas equipas, o que resultará em importantes avanços e conquistas para o futuro”.
Por sua vez, o embaixador do Japão sublinhou que “a Sakata desempenha um papel importante face aos desafios do aumento da população e das alterações climáticas. As boas relações entre Espanha e Japão apoiam este projecto. O meu mais profundo agradecimento a todos os que contribuem para esta iniciativa que impulsiona o desenvolvimento da agricultura europeia”.
Já o presidente da Câmara de Vícar, Antonio Bonilla, destacou que “graças a projectos como a sede da Sakata, esta região torna-se num dos locais mais importantes para o conhecimento e investigação agrícola a nível mundial. Estou muito orgulhoso de que a Sakata tenha escolhido Vícar para desenvolver este projecto em Almería. É uma honra para nós”.
Por fim, Javier Bernabéu, diretor-geral da Sakata Seed Ibérica, salientou a importância de olhar para o futuro: “há 29 anos começou a aventura da Sakata em Espanha. Não foi um caminho fácil até aqui, mas chegámos. Foi um marco importante a decisão de estabelecer a estação de investigação em Almería. Um projecto que hoje começa a tornar-se realidade. E, embora o futuro seja apenas uma ideia na nossa imaginação, queremos homenageá-lo e introduzir as nossas esperanças nesta ‘cápsula do tempo’”.
Com estas palavras, os convidados do evento e os colaboradores da Sakata Seed Ibérica tiveram a oportunidade de escrever um desejo para o novo projecto e colocá-lo na urna que, após ser selada, foi introduzida no monumento. A partir de hoje, a primeira pedra alberga esta urna que, “com os desejos de todos, se tornará a alma da sede central da Sakata Seed Ibérica”.
Agricultura e Mar