O secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, participa no 65º Aniversário da Cooperativa de Vitivinicultores e Olivicultores de Freixo de Numão, no próximo dia 11 de Dezembro, em Vila Nova de Foz Côa.
A Cooperativa de Vitivinicultores e Olivicultores de Freixo de Numão abrange todo o concelho de Vila Nova de Foz Côa e concelhos limítrofes, tendo uma média de produção de 3.000.000 litros de vinho das melhores castas e uma cota de produção anual de 200 toneladas de azeite virgem tendo já obtido diversos prémios, destacando-se o 2º prémio Mundial – Mário Solinas e o 1º prémio Mundial em Jaén, Espanha.
Cooperativa de Freixo de Numão
A Cooperativa de Vitivinicultores e Olivicultores de Freixo de Numão foi fundada no ano de 1957 por “um grupo de lavradores que viam as suas uvas mal pagas e o povo explorado pelos Srs. Compadres daquela época”.
Fundada com o nome de Adega Cooperativa de Freixo de Numão, nome que se prolongou até ao ano 2000, data da construção de um lagar ecológico, utilizando a tecnologia mais avançada, criando assim a secção de olivicultura. Passou nesse ano a denominar-se Cooperativa de Viticultores e Olivicultores de Freixo de Numão.
A Cooperativa abrangia inicialmente as freguesias de Freixo de Numão, Santo Amaro, Mós do Douro, Murça do Douro, Seixas do Douro e Touça. Actualmente engloba todo o Concelho de Vila Nova de Foz Côa e concelhos limítrofes.
A Cooperativa tem uma média de produção de 3 milhões de litros de vinho das “melhores castas e com uma qualidade por todos apreciados”. Produz vinhos brancos e tintos.
Apresenta uma cota de produção anual de 200 toneladas de azeite virgem, considerado “um dos melhores do Mundo tendo já obtido diversos prémios a nível regional, nacional, ibérico e mundial”, dizem os responsáveis pela Cooperativa. Produz ainda um Licor de Uva “único no Mundo” denominado “Numantinu” muito “apreciado tanto como aperitivo com digestivo”.
A Cooperativa de Vitivinicultores e Olivicultores de Freixo de Numão ao longo da sua existência foi-se modernizando estando apetrechada com toda a tecnologia exigida para uma boa produção e conversão dos seus produtos. Tem implementado o sistema de HACCP, garantindo assim a total higienização em todas as suas secções. Possui ainda uma secção de combustíveis para fornecimentos dos seus associados e não só.
Em colaboração com o IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, possui um balcão verde para dar assistência aos seus associados no que respeita a pedidos de subsídios e preenchimento de toda a documentação.
Agricultura e Mar